Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda: preços devem subir

gasolina foto

Petrobras diz que a qualidade da gasolina será melhor, mas afirma que o produto ficará mais caro. (Foto: Divulgação)

As novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) referente a gasolina passam a valer a partir desta segunda-feira (3).

As medidas foram definidas pela ANP em janeiro e estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem RON (sigla em inglês para Número de Octanas Pesquisa).

A octanagem é uma medida que tem relação com a qualidade de combustão do combustível, que melhora o rendimento dos veículos. A nova gasolina, no entanto, também poderá trazer alteração nos valores na bomba, ou seja, os preços vão ficar mais caros.

“Essas novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas”, disse a ANP em nota.

Dois meses de adequação

A Petrobras, maior produtora de gasolina no Brasil, informou, no final de junho, que já está preparada para abastecer o mercado com as novas regras. Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo por quilômetro rodado e que a nova especificação melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

A Petrobras diz ainda que uma eventual elevação de preço será compensada pelo ganho de rendimento do motor, “porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro”. O preço de venda da gasolina pelas refinaras da Petrobras representa 28% do valor final do combustível — o restante são impostos e margens de lucro de postos e distribuidoras.

As distribuidoras terão ainda dois meses para se adequar às novas regras. O prazo tem por objetivo permitir “o escoamento de possíveis produtos comercializados até o dia 2 de agosto ainda sem atender integralmente às novas características”, conforme a ANP.

(Com informações: Gaúcha ZH e Agência Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s