Eleições 2020: Partidos e coligações podem registrar candidatos a partir de segunda-feira (31)

 

 

Candidaturas passam a ser oficiais depois das convenções e do registro. (Foto: Tribunal Superior Eleitoral -TSE)

A partir da próxima segunda-feira (31), os partidos políticos e as coligações podem realizar os pedidos de registro de candidatura para as eleições 2020, conforme o Calendário Eleitoral modificado pela Emenda Constitucional 107/2020, que institui novas datas eleitorais devido à pandemia da Covid-19. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro.

Dessa forma, as candidaturas passarão a ser oficiais. Nem todos os que lançaram seus nomes como pré-candidatos serão de fato candidatos. Em Ponta Grossa, por exemplo, alguns pré-candidatos à prefeitura já desistiram e existe uma tendência de que teremos mais desistências.

O fato é que muitos acabam lançando seus nomes como “balão de ensaio”, para avaliar se teriam chances na disputa. Em Ponta Grossa o cenário caminha para uma disputa mais acirrada em torno de três candidatos, com possibilidade de pelo menos mais duas ou três candidaturas.

Cada partido poderá apresentar um candidato a prefeito e um a vice-prefeito e candidatos a vereador no limite de uma vez e meia o número de assentos disponíveis na Câmara de Vereadores.

O prazo para o registro das candidaturas vai até 26 de setembro, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os partidos façam seus registros com antecedência para evitar acúmulo de pedidos, congestionamento no sistema e também aglomeração nas zonas eleitorais.

PRAZOS

O prazo final para a realização de convenções é 16 de setembro. E o prazo final de registro de candidatos ocorre em 26 de setembro. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro. 

Nova sistemática

Os partidos políticos e as coligações devem apresentar seus pedidos à Justiça Eleitoral até as 8 horas do dia 26 de setembro pela internet ou até as 19 horas do mesmo dia presencialmente.

A partir deste ano, de acordo com as decisões do TRE, o recebimento dos pedidos não será concentrado apenas na 1ª Zona Eleitoral em Curitiba. A análise e julgamento dos pedidos, na capital, serão divididos entre oito zonas eleitorais: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 145ª, 174ª, 175ª e 176ª.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s