Close

Bolsonaro contesta pena maior para maus-tratos aos animais

Bolsonaro contesta pena maior para maus-tratos aos animais
  • Publishedsetembro 11, 2020
“Dá para você entender o que são dois anos de cadeia porque uma pessoa maltratou um cachorro? A pessoa tem que ter uma punição, mas dois anos… Dois a cinco anos”, questionou Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro questionou a proposta de aumento de pena para maus-tratos contra os animais. A lei que prevê que a punição de cinco anos de reclusão para quem maltrata animais foi aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (9) e passou pela Câmara Federal no ano passado. Para entrar em vigor a lei só depende da sanção de Bolsonaro. Mas o presidente afirmou que “não sabe se vai sancionar a lei” e que  esta “é uma decisão difícil”.

Durante live nesta quinta-feira (10), com participação da  youtuber mirim Esther Castilho, de 10 anos, Bolsonaro perguntou a ela se ele deve aumentar a pena para quem maltrata animais.

“Dá para você entender o que são dois anos de cadeia porque uma pessoa maltratou um cachorro? A pessoa tem que ter uma punição, mas dois anos… Dois a cinco anos”, questionou Bolsonaro.

A yotuber mirim Esther discordou do presidente. “Eu acho que é muito pouco a pena, viu? A gente tem que cuidar do animal, não tem que maltratar ele”, afirmou a youtuber.

Em outro momento, Bolsonaro fez uma comparação de que a pena para abandono de incapaz, como um recém-nascido, é de seis meses a três anos. Ele questionou, então, a opinião do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que avaliou que as duas penas para os diferentes crimes são baixas, já que considera que os animais também são “incapazes”.

Segundo Bolsonaro, há lobby do “pessoal que defende animais” para ele sancionar a proposta que aumenta a pena. Ele também citou, no entanto, que existem pessoas próximas a ele reclamando que a nova pena seria “muito alta”.

“Quem aí maltrata animais, a pena vai passar de dois anos para cinco anos de reclusão. É cana. Mas isso se eu sancionar isso aí”, disse Bolsonaro durante a transmissão.

O presidente afirmou que vai lançar uma espécie de enquete no Facebook para decidir se vai sancionar ou não a proposta que aumenta a pena para maus-tratos contra cães e gatos, aprovada pelo Congresso. Pelo texto que passou no Legislativo, a pena passaria para cinco anos de reclusão.

“O que eu pretendo fazer: vou colocar no meu Facebook o texto da lei, para o pessoal fazer comentários. Só deixo avisado: quem for para a baixaria é banimento. Pode reclamar, a pena é excessiva, é grande, tem que sancionar, tem que vetar. Porque não é fácil tomar uma decisão como essa daí”, disse o presidente.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

2 Comments

  • Crime contra animais deve ser punido com aumento de pena porque eles não podem se defender.
    Uma criança, um idoso, podem gritar por socorro, o animal não.
    Sou a favor da sacão Sr Presidente.

  • Great post thankk you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *