HU-UEPG propõe protocolo para definir pacientes que terão prioridade em leitos


Diante da falta de leitos de UTI e clínicos nos hospitais de Ponta Grossa, o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), por meio do seu diretor técnico Ricardo Zanetti, propõe a adoção do “Protocolo de alocação de recursos”, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Conforme o HU este protocolo é utilizado para a escolha de pacientes que devem ter prioridade aos leitos.
Devido ao esgotamento de leitos de UTI Covid e Geral no HU e o aumento no número de casos, o protocolo estabelece critérios de escolha de pacientes que aguardam leitos de Covid-19.
A medida deve amparar os profissionais da saúde, que não precisarão usar critérios subjetivos na decisão de atendimento de pacientes.
Dessa forma, os atendimentos podem ser conduzidos de maneira ética, eximindo decisões emocionalmente exaustivas, de profissionais que já estão esgotados. O protocolo é baseado nas orientações da Organização Mundial da Saúde, que definiu normas de atendimento em contextos de catástrofe.
A proposta foi apresentada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e também à 3ª Regional de Saúde. Para que seja implementado, o protocolo precisa ser de conhecimento público e passar pela aprovação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
De acordo com Ricardo Zanetti, a proposta do protocolo é dura, mas é a correta para se adotar neste momento. “É necessário aplicar um protocolo de aplicação de recursos, para que os princípios éticos e legais sejam cumpridos e para auxiliar a comunidade médica na tomada de decisão e assim salvar o maior número de vidas”.
Zanetti enfatiza que a adoção do protocolo cabe não somente aos profissionais da saúde, mas também a todos os poderes do Estado, “a fim de que se aloquem corretamente os recursos nesse momento, os quais são escassos”.
Com objetivo de manter a política de transparência do HU-UEPG, Zanetti apresentou os dados da pandemia no Hospital. De março de 2020 a fevereiro deste ano, foram 2321 pacientes atendidos na ala Covid, com 1848 recuperados.
“Nosso objetivo é salvar o maior número de vidas possível”, ressalta. Para demonstrar o esforço dos profissionais para cumprir esse objetivo, o diretor mostra o número de pacientes críticos em internamento. São 39 pessoas internadas na UTI Covid, sendo 38 pessoas intubadas. Na UTI Geral, são 10 pacientes internados, sendo 08 em intubação. Já nos leitos de Pronto Atendimento, são 25 pessoas internadas, com 18 pessoas intubadas.
Novos leitos
Em busca de oferecer o melhor atendimento possível à demanda da pandemia, a UEPG também estuda a possibilidade de abertura de novos leitos para pacientes com Covid-19. A instituição enviou o protocolo de intenções para a Sesa, com a solicitação de disponibilidade de insumos, equipamentos e equipes.
Campanha
O HU-UEPG está recebendo doações para reforço no atendimento a pacientes com Covid-19, para minimizar possível desabastecimento. Apesar de no momento não estar sem equipamentos e insumos, o Hospital trabalha com a possibilidade de falta de alguns recursos, no futuro.
Empresários e pessoas físicas podem doar quantias em dinheiro com depósito na conta da Caixa Econômica Federal, agência 3186, Operação 003, Conta 00000134-7, FAUEPG, CNPJ 08.574.460/0001-35. Para evitar que pessoas saudáveis vão até o HU-UEPG, as doações de produtos, suprimentos e equipamentos podem ser entregues na sede da Fauepg – Rua Siqueira Campos, 123, Uvaranas.
A lista completa de produtos que podem ser doados ao Hospital pode ser solicitada inbox nas redes sociais da UEPG e do Hospital Universitário no Twitter, Instagram e Facebook e pelo e-mail reitoria@uepg.br
Desde o início da pandemia, o Hospital lança campanhas de conscientização para a sociedade, reforçando que ideias como ‘A saúde de todos está em suas mãos’, uso de medidas de biossegurança e higiene.
A última campanha lançada pela instituição busca, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho e dedicação dos profissionais de saúde dos hospitais da UEPG e conscientizar a população sobre as medidas para conter a pandemia, que atinge altos números na região neste início de 2021. As peças são personalizadas com o nome, profissão e setor onde o servidor trabalha: “Queremos que você conheça nossos profissionais só por foto”.
(As informações são assessoria da UEPG)