Prefeita de PG diz que óbitos por Covid-19 vão aumentar nos próximos dias : “Saúde entrou em colapso”

Prefeita de Ponta Grossa diz que cidade vive colapso na saúde e que número de óbitos por covid-19 será ainda maior. (Foto: Reprodução/Facebook/PMPG)

Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), disse que a cidade vive um “momento assustador” por conta do avanço de casos de coronavírus. Segundo a prefeita, “o número de óbitos será maior nos próximos dias”.

A prefeita pediu colaboração da população. “Só saia de casa se for necessário, proteja sua vida, a de sua família e de sua comunidade”, disse.

A prefeita não apresentou nenhuma medida concreta por parte do munícipio em relação à falta de leitos clínicos e de UTIs. E disse que o seu pronunciamento foi para mostrar a população “o colapso que vive o sistema de saúde”.

Diante do caos na saúde, a população tem cobrado hospitais de campanha, mas a prefeita afirmou que isso não é possível.

“Hospitais de campanha são inviáveis neste momento. Não tem equipe pessoal, não tem oxigênio e outros equipamentos”, afirmou.

Segundo a prefeita, nos próximos dias será aberta a UPA Santana, que receberá casos de urgência e emergência para outros casos  e não será para pacientes com Covid-19.

“Essa UPA vai receber casos de urgência e emergência e vai possibilitar novos atendimentos no Hospital Amadeu Puppi (Pronto Socorro)

Baixo número da vacinação

Sobre o baixo número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no munícipio, a prefeita afirmou que isso não depende da prefeitura, já que as doses de vacina são oriundas do Governo Federal. Até o momento, apenas 17.890 pessoas foram vacinas em Ponta Grossa. “A vacinação não depende do município”, disse Elizabeth.

Vale destacar que nesta quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que autoriza a compra de vacinas pelos munícipios, estados e a rede privada.

Sobre as aglomerações causadas na fila de vacinação em Ponta Grossa, a prefeita apenas disse que o Centro de Eventos está sendo preparado para as próximas vacinações.

Fechamento da UPA do Santa Paula para atendimento de novos pacientes com Covid

A prefeita falou ainda sobre o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Paula. “ A UPA virou referência para atendimento de pacientes com covid-19, mas esgotou a capacidade de atendimento na UPA, por isso fechamos”, declarou a prefeita.

Hospitais particulares trabalham com lotação de leitos

Estiveram presentes durante o pronunciamento da prefeita os representantes dos hospitais da rede privada, Bom Jesus, Santa Casa e Unimed, que também destacaram que sofrem com falta de leitos para atendimento dos pacientes com Covid-19 e com outras doenças.

Secretário de Saúde diz que variante do coronavírus é mais contagiosa

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, disse que a nova variante do coronavírus presente em Ponta Grossa é mais contagiosa. “um paciente pode infectar de 25 a 30 pacientes”, afirmou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s