Tarifa de água vai subir 5,7% no Paraná em maio: este é o segundo aumento de 2021


A tarifa de água vai subir 5,7% no Paraná, segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), que confirmou a aprovação da revisão tarifária periódica.
A aprovação ocorreu na quarta-feira (14) e foi divulgada nesta quinta-feira (15). O aumento será aplicado a partir do mês de maio.
Este não é o primeiro aumento da água do ano de 2021. A tarifa foi reajustada em 5,11% em fevereiro. É permitido à Sanepar fazer reajustes de tarifa anualmente, para compensar perdas inflacionárias.
A aprovação, segundo a Agepar, é mais uma etapa da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A Sanepar pediu o reajuste em agosto de 2020, mas pedido que pegou muito mal por conta da pandemia. Em uma ação política o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), solicitou a suspensão do reajuste por meio da Agepar.
Mas vale lembrar, que antes disso, Ratinho Jr já havia aprovado o reajuste da tarifa da Sanepar. No mês de agosto o reajuste foi apenas suspenso e não extinto. Dessa forma, o aumento nas tarifas já era algo certo para o início de 2021.
No começo do ano de 2020, a Agepar autorizou o aumento de 9,62% da tarifa, apenas uma parte das perdas da companhia desde 2017. O aumento seria aplicado em setembro.
Desta forma, em acordo com a Agepar, ficou definido que a Sanepar faria o reajuste em etapas, ao longo de quatro anos. E o aumento que passará a valer em maio faz parte da 1ª fase da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP). Ou seja, outros reajustes estão previstos pelos próximos meses e anos.