Seminário online discute transporte público em PG: contrato com a VCG encerra em 2022

Como o contrato com a Viação Campos Gerais vence em 2022, a intenção do seminário é buscar novas ideias para colaborar com o Executivo local a fim de construir um novo sistema de transporte público que seja eficiente, com baixa tarifa ou gratuito e de qualidade. (Foto: PMPG)

O transporte público de Ponta Grossa será discutido nesta sexta-feira (9), às 19h, no formato online. Com o tema “Transporte Público em PG – Um novo sistema é possível”, o debate vai abordar o fim do contrato entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Viação Campos Gerais no ano de 2022. O evento será transmitido pelas páginas do Facebook dos partidos.

O evento é organizado pelos diretórios de Ponta Grossa dos partidos políticos PCdoB, PSol e PT, além do Mandato Coletivo do PSol na Câmara de Vereadores da cidade.

Como o contrato com a Viação Campos Gerais vence em 2022, a intenção do seminário é buscar novas ideias para colaborar com o Executivo local a fim de construir um novo sistema de transporte público que seja eficiente, com baixa tarifa ou gratuito e de qualidade.

Neste primeiro encontro vão participar como debatedores Marcos de Sousa, jornalista e editor do portal Mobilize Brasil e Mauro Zilbovicius, professor doutor da Escola Politécnica da USP, ex-diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no governo da ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina. A mediação será feita pela co-vereadora Ana Paula de Melo (PSol).

Para os organizadores o seminário também vai ser uma oportunidade para que toda a comunidade ponta-grossense possa dar sua opinião, apontar os erros do atual contrato e fazer sugestões, além de ouvir sobre experiências de outras cidades e se informar sobre os principais desafios que a serem superados em relação à mobilidade urbana.

Além desse primeiro debate, o seminário prevê ainda outros dois encontros, um deles com a presença do engenheiro civil e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo, Lúcio Gregori e com o arquiteto e urbanista ponta-grossense Joel Larocca Júnior e o terceiro evento com a participação do presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Getúlio Vargas Júnior (PCdoB) e da coordenadora do Organismo de Base do Transporte coletivo do PCdoB de PG, Marny Mariano.

Currículo dos debatedores:

Marcos Souza – Graduado em Comunicação Social pela ECA-USP (1985). Atuou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde editou as revistas Téchne (Tecnologia da Construção), AU (Arquitetura e Urbanismo) e colaborou com as revistas Projeto Design, Problemas Brasileiros, Construção Pini e várias outras do segmento de arquitetura, construção e design. Editou livros nas áreas de artes, arquitetura, urbanismo e construção. É ciclista, utilizava o transporte público até a chegada da pandemia, mas segue caminhando pelas ruas e calçadas esburacadas de São Paulo. Atua no Mobilize Brasil (www.mobilize.org.br) desde 2011.

Mauro Zilbovicius – Professor Doutor – Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da USP (POLI), desde 1993, Professor Senior desde 2021. Doutor (1997), Mestre (1987) e Engenheiro (1980) de Produção pela POLI/USP. Estágio de doutorado no IDS – Institute of Development Studies, na Univ. de Sussex, Brighton, Reino Unido (1991/1992). Diretor Administrativo e Financeiro da CET/SP e Diretor do DSV, 1992. Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria de Serviços e Obras, 1989-1990. Secretário Interino de Serviços e Obras da Prefeitura de SP, janeiro a abril de 1991. Na Prefeitura de SP: planejamento do sistema de transporte por ônibus, projeto da municipalização, projeto tarifa zero, projeto coleta seletiva de lixo, plano municipal de resíduos sólidos2008/2009: Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atualmente, membro do Conselho Curador da Fundação.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s