Crônica da semana: Os primeiros de meus últimos dias


A crônica desta sexta-feira (15) é da autoria de Luiz Fernando Cheres. Em ‘Os primeiros de meus últimos dias’, Cheres retrata a vida de um aposentado, que apesar de buscar o descanso, agora trabalha em casa, preso a rotina doméstica.
As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é da jornalista Mareli Martins. A edição é do músico e sonoplasta John Elvis Ribas Ramalho Junior.
O escritor ironiza o atual sistema de aposentadoria, que dificulta a vida dos trabalhadores. “Tenho 55 anos e me aposentei. Deveria ser uma alegria: pelo andar da carruagem, eu faço parte da última geração a se aposentar. Vocês, os mais novos, provavelmente morrerão antes de completar o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria”, escreveu Cheres.
Mas desde que conseguiu a aposentadoria, Cheres não descansa devido aos trabalhos domésticos. “Mas o triste mesmo é saber que, agora, na reta final da vida, bem pertinho da bandeirada, você se aposenta do trabalho, mas o trabalho não se aposenta de você. Eu, por exemplo, já no primeiro de meus últimos dias, minha mulher me alvejou com um enxame de ordens. Já que está aposentado, me lave a louça. Já que não tem nada a fazer mesmo, faça o mercado”.
Informações sobre a crônica:
Autor: Luiz Fernando Cheres
Título: Os primeiros de meus últimos dias
Sobre o autor: Cheres é escritor de Ponta Grossa, funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal e é membro da Academia de Letras dos Campos Gerais
Interpretação: Mareli Martins
Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior
Trilha musical de fundo: Café At last – Radwimps
Trilha musical final: Êta vida – composição e interpretação: Sérgio Sampaio e Raul Seixas
CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA
OUÇA TODAS AS CRÔNICAS:
https://marelimartins.com.br/category/cronicas/