Close
Destaque

Microorganismo encontrado na água preocupa população de PG: Sanepar diz que “não há risco à saúde”

Microorganismo encontrado na água preocupa população de PG: Sanepar diz que “não há risco à saúde”
  • Publishedoutubro 16, 2021
A Sanepar afirmou que como se trata de um microcrustáceo, não existe nenhum risco à saúde. “Ao passar pelo tratamento à base de cloro na estação de tratamento de água, o microcrustáceo é inertizado”, disse a Sanepar. (Foto: Reprodução)

Moradores de Ponta Grossa estão preocupados com a sujeira e a presença de um tipo de microorganismo encontrado na água que chega nas torneiras. Inicialmente, a população acreditava que se tratavam de larvas.

Mas a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que trata-se de “uma espécie invasora de microcrustáceo que apareceu na represa de Alagados”.

Conforme a Sanepar, as causas dessa proliferação estão sendo investigadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas estima-se que a incidência, acelerada e em curto espaço de tempo, possa ter relação com a crise hídrica.

A Sanepar afirmou que como se trata de um microcrustáceo, não existe nenhum risco à saúde. “Ao passar pelo tratamento à base de cloro na estação de tratamento de água, o microcrustáceo é inertizado. As análises, organolépticas, fisico-químicas e microbiológicas realizadas pela Sanepar na estação de tratamento apontam que a água se mantém no padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde”, disse a Sanepar.

A orientação é de que caso o cliente perceba qualquer alteração na água, deve informar imediatamente à Sanepar, para que a empresa faça a verificação diretamente no local e as descargas necessárias na rede de distribuição.

Nota da Sanepar:

A Sanepar esclarece que a presença de microorganismos na rede em Ponta Grossa foi identificada pela Companhia na noite de quarta-feira (13) e que imediatamente foram tomadas as medidas preventivas e saneadoras. Foram iniciados os procedimentos de limpeza das redes afetadas e intensificados os processos na Estação de Tratamento de Água e na rede de distribuição.

O microorganismo encontrado esta sendo eliminado.

A Sanepar informou às autoridades sanitárias do Município e do Estado e está realizando o atendimento individualizado de cada caso registrado.

Clientes que identificarem qualquer alteração na água fornecida pela Sanepar favor entrar em contato imediatamente pelo 0800 200 0115 que a Companhia enviará uma equipe para o local.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *