Após pressão, três vereadores mudam voto e projeto do aumento do IPTU é rejeitado em PG


Após pressão popular e com protestos na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa, três vereadores decidiram mudar o voto e votaram contra o projeto que previa o aumento de 50% no IPTU de Ponta Grossa. Dessa forma, nesta quarta-feira (15), em segunda discussão, o projeto foi rejeitado. Foram 9 votos favoráveis e 9 contrários, mas eram necessários 10 votos (maioria simples) para que o projeto fosse aprovado. Foi uma grande derrota para o governo da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). O governo municipal tinha como certa a aprovação do projeto.
Mudaram o voto os vereadores Léo Farmacêutico (PV), Jairton da Farmácia (DEM) e Missionária Adriana (SD). Na segunda-feira (13), na primeira discussão, votaram a favor do aumento do IPTU e nesta quarta-feira (15), em segunda discussão, votaram contra o aumento do IPTU.
O vereador Dr Zeca (PSL) não compareceu novamente a votação, alegando “problemas de saúde”. Zeca é conhecido por faltar em votações polêmicas. (Veja os votos no final do texto)
Protestos
Durante a sessão, diversas pessoas compareceram nas galerias da Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa e protestaram contra o aumento do IPTU.
“O objetivo foi alcançado com a presença da população aqui e isso mostra a força que a população. Nós precisamos sempre cobrar que não sejam aprovados projetos que prejudicam o povo”, disse o empresário Beto Okazaki.
Veja como votaram os vereadores
A favor do aumento de 50% no IPTU (SIM) (9)
Daniel Milla (PSD)
Divo (PSD)
Paulo Balansin (PSD)
Erick Camargo (PSDB)
Felipe Chociai (PV)
Julio Kuller (MDB)
Leandro Bianco (Republicanos)
Pastor Ezequiel (Avante)
Celso Cieslak (PRTB)
Contra o aumento de 50% no IPTU (NÃO) (9)
Ede Pimentel (PSB)
Geraldo Stocco (PSB)
Izaias Salustiano (PSB)
Joce Canto (PSC)
Josiane Kieras (mandato coletivo PSOL)
Léo Farmacêutico (PV)
Felipe Passos (PSDB).
Jairton da Farmácia (DEM)
Missionária Adriana (SD)
Não compareceu
Dr Zeca (PSL)