Crônica da semana: Maria Fumaça


A crônica desta sexta-feira (17) ‘Maria Fumaça’ é da autoria de Sueli Maria Buss Fernandes. O texto faz parte do Projeto Crônicas dos Campos Gerais, O projeto é realização da Academia de Letras dos Campos Gerais e parceiros. Visa fomentar e divulgar percepções sobre os Campos Gerais do Paraná, estimulando o relato escrito (crônicas) de vivências da população regional ou visitantes.
As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é de Mareli e Martins e a edição é do músico e sonoplasta John Elvis Ribas Ramalho Junior.
Sueli Maria Buss Fernandes relata a viagem de trem de uma menina, que fica encantada com a beleza dos Campos Gerais.
“Lá vai uma menina de 9 anos de mãos dadas com sua mãe, passo decidido, numa manhã de domingo. Às vezes tem que dar uma corridinha para sincronizar as passadas como se fosse um soldado que perde o ritmo num desfile e acerta o passo apressando sua marcha. Percorrem a Rua da Estação desde o Ponto Azul em direção à estação de trens. A Maria Fumaça, locomotiva movida a vapor, para em cima da ponte enquanto abastecem sua caldeira com a água do Iapó. Pela janela vê o rio lá embaixo! Como é alto! Sente um frio na barriga. Acompanha a inédita operação e se encanta”, escreveu Sueli Fernandes.
Informações sobre a crônica
Título: Maria Fumaça
Autora: Sueli Maria Buss Fernandes
Crônica do Blog Crônicas dos Campos Gerais: Crônicas dos Campos Gerais: Maria fumaça (cronicascamposgerais.blogspot.com)
O Projeto Crônicas dos Campos Gerais: O projeto é uma realização da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) em parceria com órgãos e entidades da região ligados à cultura, à educação e às comunicações. Visa fomentar e divulgar percepções dos moradores ou visitantes sobre os Campos Gerais do Paraná (cidade e campo), de forma a estimular o relato escrito com qualidade literária (crônicas) de experiências e vivências regionais, sejam elas reais ou fictícias, cotidianas ou inusitadas. Trata-se de iniciativa no sentido da divulgação e inclusão cultural e literária.
Interpretação: Mareli Martins
Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior – músico e sonoplasta
Trilha musical de fundo: O trem das sete (Raul Seixas) e Lá vai o trem (Orquestra Municipal de Palmeira) – música da banda Blindagem
Trilha Musical Final: Lá vai o trem – (Blindagem)
CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA
https://marelimartins.com.br/category/cronicas/