Câmara aprova, em segunda discussão, projeto que proíbe banheiros unissex em PG


A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei do vereador Leandro Bianco (Republicanos), que proíbe a instalação de banheiros unissex nos espaços públicos e privados no município. Dos 19 vereadores, apenas cinco votaram contra a proibição dos banheiros unissex. (Veja os votos no final do texto)
Depois da aprovação na Câmara, o projeto seguirá para a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que pode sancionar ou vetar a proposta.
Conforme o projeto, banheiro unissex é aquele de uso comum, não individual e que não faz distinção de sexo biológico. E que pode ser usado tanto por indivíduos do sexo masculino quanto feminino.
Leandro Bianco disse que não se trata de discriminação e sim de preservação da intimidade. “O objetivo é que o uso dos banheiros se limite de acordo com a caraterística biológica dos usuários e não de conforme a identidade de gênero. Não é discriminação homofóbica ou transfóbica. Queremos a preservarção da intimidade, da segurança e higiene de mulheres que são muito vulneráveis aos mais variados tipos de violência ou assédio sexual que pode ocorrer nestes lugares”.
Contrária ao projeto, a vereadora Josi do Coletivo (PSOL) destacou que o projeto não terá aplicação e se trata de discriminação. “É mais um projeto preconceituoso contra a comunidade trans”, afirmou.
Favoráveis à proibição dos banheiros unissex
Dr. Zeca (PSL)
Filipe Chociai (PV)
Pastor Ezequiel Bueno (Avante)
Celso Cieslak (PRTB)
Paulo Balansin (PSD)
Missionária Adriana (SD)
Leandro Bianco (Republicanos)
Léo Farmacêutico (PV)
Divo (PSD)
Ede Pimentel (PSB)
Daniel Milla (PSD)
Felipe Passos (PSDB)
Julio Kuller (MDB)
Leandro Bianco (Republicanos) é autor do projeto
Contrários à proibição dos banheiros unissex
Josi – (coletivo Psol)
Geraldo Stocco (PSB)
Izaías Salustiano (PSB)
Joce Canto (PSC)
Dr. Erick (PSDB)