Crônica da semana: Os sons de minha cidade

Ponta Grossa tem sua origem no Caminho das Tropas, em 2003, foi inaugurado na Rua Silva Jardim um monumento em homenagem ao Tropeirismo. (Foto: PMPG)

A crônica desta sexta-feira (18), ‘Os sons de minha cidade’, de Francielly da Rosa , faz parte do Projeto Crônicas dos Campos Gerais. O projeto é realização da Academia de Letras dos Campos Gerais e parceiros. Visa fomentar e divulgar  percepções sobre os Campos Gerais do Paraná, estimulando crônicas de vivências da população regional ou visitantes.

As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é de Mareli e Martins e a edição é de John Elvis Ribas Ramalho Junior (músico e sonoplasta).

A escritora Francielly da Rosa relembra os sons do passado na cidade de Ponta Grossa e traça um comparativo com sons do mundo urbano.

“Minha terra princesina há tempos desponta progresso, inicialmente com o barulho do trotar dos cavalos dos tropeiros, depois o som advindo das linhas férreas aqui instaladas. Pensava sobre isso ao avistar o Memorial do Tropeirismo na Rua Silva Jardim. Eis aí um som que não se ouve mais. O bater dos cascos dos cavalos adormece na memória de quem um dia os ouviu, e estes, por sua vez, adormecem eternamente no berço desta terra. Hoje ouve-se o sino da catedral, o tagarelar dos transeuntes, o barulho do trânsito e das construções”, escreveu Francielly da Rosa.

Informações sobre a crônica

Título: Os sons de minha cidade

Autora: Francielly da Rosa (professora da rede municipal de Ponta Grossa e estudante de Letras na UEPG)

Crônica do Blog Crônicas dos Campos Gerais:  https://cronicascamposgerais.blogspot.com/2021/08/os-sons-de-minha-cidade.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+CrnicasDosCamposGerais+%28Cr%C3%B4nicas+dos+Campos+Gerais%29

O projeto Crônicas dos Campos Gerais: O projeto é uma realização da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) em parceria com órgãos e entidades da região ligados à cultura, à educação e às comunicações. Visa fomentar e divulgar percepções dos moradores ou visitantes sobre os Campos Gerais do Paraná (cidade e campo), de forma a estimular o relato escrito com qualidade literária (crônicas) de experiências e vivências regionais, sejam elas reais ou fictícias, cotidianas ou inusitadas. Trata-se de iniciativa no sentido da divulgação e inclusão
cultural e literária.

Interpretação: Mareli Martins

Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior – (músico e sonoplasta)

Trilha musical de fundo: Herbie nicols trio – sunday stroll

Trilha musical Final: Poeira da estrada – composição: João Paulo / Rick e interpretação de João Paulo e Daniel

CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA:

CLIQUE NO LINK PARA OUVIR TODAS AS CRÔNICAS:

https://marelimartins.com.br/category/cronicas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s