Crônica: 1º de abril já teve sua fama, agora mentem o ano todo


A crônica desta sexta-feira (1º) é da autoria de Guaracy Paraná Vieira, o Vieira Filho, do Livro Perfis da Cidade. A crônica foi escrita no dia 1º de abril de 1957. Em ‘Primeiro de abril já teve a sua fama’, o escritor relembra os “trotes” aplicados antigamente no Dia da Mentira e destaca que “agora as pessoas mentem o ano todo” e o Dia da Mentira ficou no passado.
As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é da jornalista Mareli Martins. A edição é do músico e sonoplasta John Elvis Ribas Ramalho Junior.
O projeto valoriza os escritores de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.
“O dia primeiro de abril já teve a sua época, a sua fama, como o Dia dos Mentirosos ou o Dia dos Bobos. Era a data dos logros e dos trotes e no final da brincadeira tudo virava em risos e alegria. Mas isso foi no passado. Hoje em dia, começamos a mentir no dia primeiro de janeiro e prolongamos o rosário de inverdades até o final do ano. O dia primeiro de abril agora fica envergonhado de sua antiga tradição, pois mentes todos os dias. Diante disso só nos resta encontrar uma data que seja batiza de Dia da Verdade, durante o qual se logre os outros dizendo unicamente a verdade”, escreveu Vieira Filho.
Informações sobre a crônica
Crônica da autoria de Guaracy Paraná Vieira, o Vieira Filho, do Livro Perfis da Cidade.
Escrita em 1º de abri de 1957.
Interpretação: Mareli Martins
Edição: músico e sonoplasta John Elvis Ribas Ramalho Junior
Trilha musical de fundo: Buckethead – Sea Wall
Trilha musical final: Pega na mentira – Composição: Erasmo Carlos / Roberto Carlos, interpretação Erasmo Carlos
CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA
CLIQUE NO LINK PARA OUVIR TODAS AS CRÔNICAS
https://marelimartins.com.br/category/cronicas/