Plauto comemora autorização para construção do Hospital do Câncer em PG

Estado autoriza construção do Hospital do Câncer em Ponta Grossa. (Foto: Assessoria)

Em entrevista à Rádio Clube, nesta sexta-feira (10), o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (União Brasil) destacou os investimentos para a construção do Hospital do Câncer, em Ponta Grossa.

Os recursos necessários para a construção do Hospital do Câncer de Ponta Grossa (HC) foi liberada pelo governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) a pedido do deputado Plauto Miró Guimarães. Ao todo serão investidos R$ 12 milhões para a unidade que será erguida em um terreno com mais de cinco mil metros quadrados na região do Jardim Carvalho.

Segundo o deputado Plauto, nesta semana, o Governo do Estado autorizou a construção do Hospital do Câncer. “Depois de um ano e meio de trabalho para viabilizar esse projeto para o tratamento adequado do câncer na Santa Casa, tivemos a autorização do governo estadual para o inicio da construção desse espaço. Demorou, mas deu certo, tudo está sendo finalizado, com autorização e recursos liberados, o hospital Santa Casa pode seguir com a construção desse espaço que vai ajudar muitas pessoas”, disse o deputado Plauto.

O Hospital do Câncer

A expansão da área de oncologia é um sonho antigo, já que o espaço atual, que fica dentro do prédio da Santa Casa, não comporta receber mais pacientes. Dados da própria Santa Casa mostram um aumento considerável nos atendimentos oncológicos nos últimos cinco anos. 

Em 2016 eram em média 919 consultas ao mês. Em 2021, esse número passou para 1.261 consultas ao mês.

As sessões de quimioterapia também estão mais numerosas: saltaram de 489 em 2016 para 661 ao mês em 2021, um aumento de 35%. Já as cirurgias oncológicas que, na média, eram de 78 ao mês, passaram para 109.

O Hospital do Câncer contará com 18 consultórios médicos, 23 leitos e oito poltronas para quimioterapia e ainda seis leitos de observação em duas salas destinadas às emergências. Haverá também nove salas chamadas de assistência, que serão usadas para orientações, triagem, coleta de exames, curativos e procedimentos simples.

Outra especialidade a ser atendida é a de nefrologia. Está prevista uma área de hemodiálise com capacidade para 43 pessoas, com sala de emergência, dois consultórios e dois leitos de observação. Até um restaurante e um espaço ecumênico serão construídos, além de rouparia, vestiários e ambiente administrativo.

Caos na saúde em Ponta Grossa

Durante a entrevista, o deputado Plauto Miró lamentou o fechamento do Pronto Socorro e lembrou a gestão do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, que faleceu em 2021. Foi durante a primeira gestão do ex-prefeito Wosgrau, em 1992, que foram liberados os recursos da União (por meio do Governo Federal) para a construção do Hospital Amadeu Puppi (Pronto Socorro).

“Tudo isso é muito triste. Lá atrás quando o Wosgrau esteve na prefeitura, estive com ele, junto com o Alceni Guerra, que foi ministro da saúde, isso em 1992. Nós conseguimos juntos os recursos da União para prefeitura de Ponta Grossa comprar esse prédio para construir o Pronto Socorro. O Otto Cunha era deputado federal e ajudou nisso. E hoje, depois de 32 anos, a prefeitura fechou o Pronto Socorro. Todos os recursos federais, dinheiro público sendo jogado fora. A prefeitura fechou o Pronto Socorro, o local está sendo lacrado com tábuas de compensado e não vão mais atender a população”, lamentou o deputado.

O deputado Plauto lembrou que os problemas na saúde em Ponta Grossa pioraram desde a gestão anterior. “O caos na saúde não é apenas na gestão da Elizabeth. Esse caos na saúde em Ponta Grossa começou quando os irmãos Oliveira assumiram a prefeitura. O ex-prefeito Marcelo fechou várias unidades de saúde e agora a Elizabeth está fechando outras, como o Pronto Socorro. Isso isso tudo é muito triste e quem sofre é a população”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s