Close
Destaque

Ação do MP contra Governo do PR exige aumento de efetivo policial em delegacias de PG

Ação do MP contra Governo do PR exige aumento de efetivo policial em delegacias de PG
  • Publishedoutubro 6, 2022
MP-PR diz que a situação das delegacias de Ponta Grossa é emergencial. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrou com uma ação judicial contra o Governo do Paraná pelo baixo efetivo de policiais nas delegacias de Ponta Grossa e municípios da 13ª Subdivisão Policial, em Ponta Grossa. O MP também exige que o Governo do Estado aumente o efetivo na Delegacia da Mulher da mesma cidade.

O MP utiliza o efetivo da 13º Subdivisão Policial como uma das justificativas para a ação, que considera a quantidade de servidores da força policial insuficiente para o atendimento da macrorregião de Ponta Grossa.

“A 13ª Subdivisão Policial atende uma área com população estimada de mais de 350 mil pessoas, e que a falta de efetivo é fruto da negligência do governo do Paraná, que os servidores possuem sobrecarga de trabalho e comprometimento da saúde mental”, diz o MP.

O MP aponta que na Delegacia da Mulher, por exemplo, atualmente o efetivo é menor do que em 1986. Ou seja, vários governos passaram e o efetivo em 2022 é menor do que em anos anteriores.

A Delegacia da Mulher de Ponta Grossa conta com uma delegada, três investigadores e dois escrivães.  Na mesma ação, o MP cobra a existência de dois delegados na unidade, dez investigadores, dois psicólogos e dois delegados.

“A existência de 151 policiais civis, dividindo suas forças de trabalho em 14 municípios com grande área de extensão e população, descumpre de maneira escancarada e inadmissível a Constituição Federal e estadual, sem contar o próprio Estatuto dos Servidores de Polícia, especialmente, da adequada prestação do serviço público exclusivo de fornecimento de segurança pública”.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *