Close
Destaque

Traiano será reeleito presidente da Alep pela quinta vez

Traiano será reeleito presidente da Alep pela quinta vez
  • Publishedfevereiro 1, 2023
A aclamação da chapa de Traiano será nesta quarta-feira (1º), dia que marca a posse dos 54 deputados estaduais. (Foto: Nani Góis/Alep)

O deputado Ademar Traiano (PSD) será reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pela quinta vez. Já está “tudo acertado” para reeleição de Traiano, que novamente não terá concorrente. Traiano foi eleito pela primeira vez como presidente da Alep no ano de 2015, governo de Beto Richa (PSDB).

A aclamação da chapa de Traiano será nesta quarta-feira (1º), dia que marca a posse dos 54 deputados estaduais.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelo PROS, proibindo mais de uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo de Mesas Executivas das assembleias legislativas.

Mas em dezembro de 2022, o STF mudou de opinião e decidiu que essa proibição só entrou em vigor a partir de 7 de janeiro de 2021, que é a data da publicação da ata de julgamento da Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) pedidas pelo PROS sobre a reeleição nas mesas das assembleias do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, Traiano pode concorrer novamente à reeleição. Isso por conta de uma manobra realizada em 2020 pelo grupo político de Traiano para antecipar a eleição para o comando da Assembleia de outubro para agosto.

Com Traiano presidente, a Mesa Executiva terá ainda os demais integrantes: primeiro secretário Alexandre Curi (PSD), segunda secretária Maria Victória (PP), primeiro vice-presidente Marcel Micheletto (PL), segundo vice-presidente Ney Leprevost (União Brasil), terceiro vice-presidente Cristina Silvestri (PSDB), terceiro secretário: Goura (PDT), quarta secretária: Cantora Mara Lima (Republicanos), quinto secretário Dr. Antenor (PT).

(Com informações da Alep)

Deputados da 20ª Legislatura serão empossados na Assembleia Legislativa na quarta-feira (1º)

A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições gerais de outubro acontece na próxima quarta-feira (1º), durante uma cerimônia que inicia às 14 horas.

A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense (01/02/2023 a 31/01/2027), e é aberta à população que desejar assistir presencialmente.

Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura.

Os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel (PSD), Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos, já a deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.

Na próxima legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Na atual, são cinco deputadas. Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

A deputada mais nova da próxima legislatura será Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais idoso será Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.

A solenidade será transmitida através da TV Assembleia e também pelas redes sociais do Poder Legislativo.

Confira quem são os deputados que serão empossados na quarta-feira (1º):

PSD

Alexandre Curi (reeleito)

Marcio Nunes (reeleito)

Ademar Traiano (reeleito)

Tiago Amaral (reeleito)

Luiz Claudio Romanelli (reeleito)

Hussein Bakri

Marcia Huçulak

Artagão Júnior (reeleito)

Cobra Repórter (reeleito)

Gugu Bueno

Marcelo Rangel

Adão Litro

Tercílio Turini (reeleito)

Evandro Araújo (reeleito)

Moacyr Fadel

Cloara Pinheiro

Federação PT/PV/PCdoB

Professor Lemos (reeleito)

Requião Filho (reeleito)

Arilson Chiorato (reeleito)

Renato Freitas

Ana Júlia

Luciana Rafagnin (reeleita)

Dr. Antenor

União Brasil

Ney Leprevost

Delegado Tito Barichello

Luiz Fernando Guerra (reeleito)

Do Carmo

Thiago Bührer

Mauro Moraes (reeleito)

Flávia Francischini

Progressistas

Paulo Gomes

Maria Victoria (reeleita)

Soldado Adriano José (reeleito)

Matheus Vermelho

PL

Marcel Micheletto (reeleito)

Ricardo Arruda (reeleito)

Delegado Jacovós (reeleito)

Gilson de Souza (reeleito)

Gilberto Ribeiro (reeleito)

Republicanos

Alexandre Amaro (reeleito)

Cantora Mara Lima (reeleita)

Marcio Pacheco (reeleito)

Federação PSDB/Cidadania

Mabel Canto (reeleita)

Cristina Silvestri (reeleita)

Douglas Fabrício (reeleito)

MDB

Anibelli Neto (reeleito)

Batatinha

PROS

Alisson Wandscheer

Samuel Dantas

Podemos

Fabio Oliveira

Denian Couto

PDT

Goura (reeleito)

Solidariedade

Marli Paulino

PSB

Luis Corti

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *