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Ratinho Jr e Sandro defendem modelo com 15 novas praças de pedágio e tarifas podem ficar mais caras

Ratinho Jr e Sandro defendem modelo com 15 novas praças de pedágio e tarifas podem ficar mais caras
  • Publishedmarço 1, 2023
Ratinho Jr (PSD) com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB/AL) em reunião sobre os pedágios. (Foto: AEN)

O governador Ratinho Junior (PSD) participou nesta quarta-feira (1º), em Brasília, de outra reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB/AL), para discutir a licitação dos pedágios.

De acordo com o governador, na reunião desta quarta-feira foi debatida a licitação dos primeiros lotes de concessão, cerca de 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais.

Ratinho Jr e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), insistem em manter o modelo defendido na sua primeira gestão em acordo com o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL). O modelo favorece as seis concessionárias condenadas por corrupção e que aturam no Paraná desde 1997.

O modelo prevê a criação de mais 15 praças de pedágio no Paraná, totalizando 42. E também cobrança de aporte das empresas, licitação pela menor na tarifa, mas com autorização de aumento a cada trecho de obra duplicada.

Vale destacar que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falta de transparência. E as pedageiras poderiam subir as tarifas a cada trecho de obra duplicada, o chamado degrau tarifário. O modelo também cobra duas vezes por obras não executadas no contrato anterior. Pelo modelo, Ratinho Jr faria a delegação de parte a rodovias estaduais à União (Governo Federal) pelo período de 30 anos. 

Durante a campanha eleitoral, Lula defendeu o chamado “pedágio de manutenção”, com tarifas de até R$ 5. Modelo em que o Estado fará a manutenção das rodovias.

Na semana passada, deputados  da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) protocolaram no Ministério dos Transportes, um documento que pede alterações da concessão das rodovias do estado. O objetivo é garantir a licitação pela menor tarifa.

O ofício é assinado pelos deputados Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar, Luiz Claudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Tercílio Turini (PSD).

Os deputados sustentam que as proposições atendem ao interesse público, protegem os usuários, garantem a execução das obras e asseguram a competitividade econômica do Paraná.

Pedágio gera discussão na Alep

Durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta quarta-feira (1º) o deputado Arison Chiorato (PT) criticou o modelo defendido pelo governador. “Esse modelo é igual o do Lerner, vai aumentar a tarifa em 30% e criar mais quinze praças e eu não defendo isso. O governo colocou na matéria oficial que nós da Assembleia concordamos com o modelo, mas isso é mentira. Nós não defendemos isso. O governador e o Sandro Alex que assumam esse pedágio caro. Nós não defendemos isso”, disse o deputado.

O líder do governo, Hussein Bakri (PSD), rebateu o discurso de Arilson. “Isso não é verdade, o governador Ratinho Jr não defende tarifa mais cara, a licitação será pela bolsa de valores. O que o deputado Arilson disse não é verdade. E essa questão do pedágio está na mão do presidente Lula”, afirmou.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou que Arilson Chiorato está correto ao falar do aumento da tarifa conforme duplicação das rodovias, mas concordou com Hussein Bakri sobre a responsabilidade de Lula no processo.

“O deputado Arilson disse a verdade que as tarifas vão subir após as concessionárias duplicarem trechos, ou seja, nesse modelo defendido pelo governador as tarifas vão ficar mais caras. Mas o líder do governo tem razão quando diz que o presidente Lula é que tem a responsabilidade de decidir esse assunto dos pedágios”, disse.

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marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

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