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Ratinho Jr e ministro de Lula dão largada para volta dos pedágios no Paraná

Ratinho Jr e ministro de Lula dão largada para volta dos pedágios no Paraná
  • Publishedmarço 2, 2023
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB/AL) e o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), em reunião sobre os pedágios. (Foto: AEN)

O governador Ratinho Jr (PSD) vai entregar nesta sexta-feira (3) os primeiros trechos de rodovias estaduais para o Governo Federal. A delegação das rodovias do estado para União pelo período de 30 anos foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2021. Foram 41 votos favoráveis e apenas 11 contrários, 

Nesta sexta-feira (3) Ratinho Junior (PSD) e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB/AL), assinam as delegações das rodovias estaduais dos dois primeiros lotes da nova concessão de rodovias no Paraná.

O lote 1, com extensão total de 473,01 km, engloba as ligações entre Curitiba e Guarapuava (Trevo do Relógio) e Guarapuava a Ponta Grossa, além da Região Metropolitana de Curitiba. O lote 2 tem extensão total de 600 km. Ele engloba as ligações entre Curitiba-Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, Jaguariaíva-Ourinhos (na divisa com São Paulo) e Ourinhos-Cornélio Procópio. A delegação total é de  cerca de 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais.

A assinatura representa o passo inicial para a implantação do modelo defendido por Ratinho Jr e pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD). O modelo foi elaborado junto com o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL).

O problema é que se for implantado este modelo não haverá garantia de menor tarifa ou de licitação pela menor tarifa, pela exigência de um aporte financeiro feito pelas concessionárias.

O modelo prevê a criação de mais 15 praças de pedágio, chegando a 42 no total e aumento na tarifa após as duplicações de rodovias.

Se isso de fato ocorrer, o presidente Lula (PT) vai descumprir a promessa feita em campanha. Lula prometeu o chamado “pedágio de manutenção”, com tarifas de no máximo R$ 5.

Vale destacar que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falta de transparência. E as pedageiras poderiam subir as tarifas a cada trecho de obra duplicada, o chamado degrau tarifário. O modelo também cobra duas vezes por obras não executadas no contrato anterior. Pelo modelo, Ratinho Jr faria a delegação de parte a rodovias estaduais à União (Governo Federal) pelo período de 30 anos. 

Na semana passada, deputados  da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) protocolaram no Ministério dos Transportes, um documento que pede alterações da concessão das rodovias do estado. O objetivo é garantir a licitação pela menor tarifa.

O ofício é assinado pelos deputados Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar, Luiz Claudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Tercílio Turini (PSD).

Os deputados sustentam que as proposições atendem ao interesse público, protegem os usuários, garantem a execução das obras e asseguram a competitividade econômica do Paraná.

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marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

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