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Ratinho Jr diz que o “Paraná tem pressa” na volta dos pedágios e cobra governo Lula

Ratinho Jr diz que o “Paraná tem pressa” na volta dos pedágios e cobra governo Lula
  • Publishedmarço 10, 2023
“O Paraná tem pressa, diz governador sobre novos pedágios. (Foto: AEN)

O governador Ratinho Jr (PSD) declarou nesta sexta-feira (10) que o governo está com pressa em realizar as novas concessões para a retomado dos pedágios no Paraná.

Ratinho Jr está ainda está em comitiva no Japão, mas afirmou que acompanha a situação da BR-277, no litoral, que sofreu um afundamento. O governador disse que o problema da 277  e as novas concessões de pedágio são temas que serão resolvidos em conjunto com o Governo Federal.

“Estou no Japão para trazer investimentos ao Paraná e abrir mercado para a carne suína, mas tenho acompanhado a fissura na BR-277, na rodovia federal. O Darci Piana tem me informado e mandou um ofício para o Ministério dos Transportes pedindo agilidade para resolver o problema. E o governo federal já mandou geólogos e investimentos para essa rodovia”, afirmou o governador.

O governador destacou que a situação da BR-277 também depende das novas licitações para solução a longo prazo.

“Precisamos buscar uma solução com as concessões, estamos esperando uma proposta do governo federal para finalizar essa parceria, que é tão importante para a nossa infraestrutura. O Paraná tem pressa, nós estamos em um momento de crescimento na economia, temos uma grande geração de emprego e temos que ter infraestrutura adequada”, afirmou.

No formato definido em comum acordo, estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, que devem ser realizadas no período inicial dos contratos, que terão validade total de 30 anos. O leilão será pela menor tarifa, com disputa livre, com um aporte financeiro em relação ao desconto concedido, chamado de seguro-usuário, para garantir a execução do acordo.

O modelo que Ratinho Jr defende para os pedágios

O modelo que Ratinho Jr defende, junto com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), foi elaborado junto com o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL). O modelo prevê licitação pela menor tarifa, mas com um aporte (quase igual outorga que existia no primeiro modelo discutido), ou seja, a licitação não será necessariamente pela menor tarifa.

O modelo prevê a criação de mais 15 praças de pedágio, chegando a 42 no total e aumento na tarifa após as duplicações de rodovias.

Se isso de fato ocorrer, o presidente Lula (PT) vai descumprir a promessa feita em campanha. Lula prometeu o chamado “pedágio de manutenção”, com tarifas de no máximo R$ 5.

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falta de transparência. E as pedageiras poderiam subir as tarifas a cada trecho de obra duplicada, o chamado degrau tarifário. O modelo também cobra duas vezes por obras não executadas no contrato anterior. Pelo modelo, Ratinho Jr faria a delegação de parte a rodovias estaduais à União (Governo Federal) pelo período de 30 anos. 

Bancada do Paraná se reúne com ministro dos Transportes

Parlamentares da bancada do Paraná no Congresso Nacional se reuniram nesta quarta-feira (8) com o ministro dos Transportes Renan Filho, em Brasília, para discutir detalhes do novo modelo de pedágio do estado.

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) afirmou que além da nova licitação “foi discutido como fica a manutenção das estradas do Paraná enquanto o novo pedágio não é implantado”.

O deputado afirmou que deve ocorrer uma nova reunião com o ministro para tratar especificamente desta questão, mas disse que o “ministério garantiu R$ 439,5 milhões em recursos apenas para a manutenção das rodovias do estado em 2023”.

EM REUNIÃO COM CHEFE DA CASA CIVIL, DEPUTADOS PEDEM ALTERAÇÕES NO MODELO DE PEDÁGIO

Deputados que integram a Frente Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) estiveram em Brasília nesta segunda-feira (6) para discutir o modelo de pedágio. Os deputados Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD) participaram de uma reunião com ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa (PT) e os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT) e Ênio Verri (PT).

De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar, Arilson Chiorato, a busca é por uma modelagem que permita aos paranaenses pagar a menor tarifa possível e receber a contrapartida em obras. “Esse é um tema de interesse público e de grande relevância social e econômica. Por isso, o trabalho continua para encontrar a melhor solução às demandas levantadas durante as mais de 20 audiências públicas”, disse.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou que a solução para que os paranaenses paguem um preço justo de pedágio, com garantia das obras, virá de um debate técnico e não da politização do tema.

“Há espaço para o diálogo técnico em Brasília. Houve muitos avanços nos últimos 60 dias”, afirmou ao descrever os encontros que participou neste ano na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), no Ministério dos Transportes e, por último, com o ministro-chefe da Casa Civil da presidência da República, Rui Costa.

(*Frente Parlamentar foi extinta nessa semana)

Requião Filho: governo federal deve ouvir o PR e mudar o atual modelo de pedágio

O líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alep), deputado Requião Filho (PT), disse que esperar que o governo federal ouça as demandas da sociedade paranaense e promova mudanças no modelo de concessão do pedágio elaborado pelos governos Ratinho Jr. e Bolsonaro.

No modelo em discussão atualmente em Brasília, as tarifas serão mais caras que o pedágio anterior, que se encerrou em novembro de 2021; haverá 15 novas praças, passando de 27 para 42 os locais de pedágio; e os contratos terão duração de 35 anos.

“Espero que o governo federal ouça o Paraná e mude o atual modelo, que é um absurdo. Um modelo oferecido e defendido pelos governos Bolsonaro e Ratinho e o pedágio de amanhã será mais caro do que o pedágio de ontem, tem 15 novas praças, e é por 35 anos. Tinha corrupção, sobrepreço, erros nos cálculos do degrau tarifário. Não existe garantia de obras, transparência, existe apenas garantia para que as empresas de pedágio não sofram prejuízos”, disse.

Requião Filho destacou que o governador está defendendo um modelo que vai custar caro para a população. “O governador defende um pedágio mais caro, que a gente chama de pedágio de ‘playboy’ e nós queremos um modelo diferente, queremos menor preço com maior número de obras. Este modelo precisa ser readequado, reestudado e ser reapresentado ao Paraná”.

O parlamentar alertou ainda que o modelo de pedágio defendido pelo governador Ratinho Jr. vai aumentar o “custo Paraná” e que a população não deve se deixar enganar pela propaganda do governo, de que o novo pedágio será feito “na Bolsa de Valores”.

“Se disserem para você que o pedágio será feito na Bolsa de Valores, dê risada. Porque se a Bolsa de Valores fosse um santuário imaculado, a Americanas não tinha dado um tombo de R$ 60 bilhões em acionistas, fornecedores, sócios, mercado e bancos em geral. Já que o pedágio é uma realidade, que seja a menos dolorosa e com maior número de obras possíveis para o povo do Paraná”

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marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

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