Close
Destaque

Alimentos estão entre os produtos que ficaram mais caros com aumento do ICMS no Paraná

Alimentos estão entre os produtos que ficaram mais caros com aumento do ICMS no Paraná
  • Publishedmarço 24, 2023
Alimentos ficam mais caros no Paraná, após aumento de ICMS. (Foto: Agência Brasil)

A população do Paraná já está sentido o aumento nos preços de diversos alimentos. A alta acontece desde o dia 13 de março, data em que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) subiu no Paraná.

O aumento da alíquota de 18% para 19% foi aprovado em dezembro de 2022 pelos deputados estaduais a pedido do governador de Ratinho Junior (PSD).

Na lista de produtos com aumento no ICMS estão alimentos em geral (exceto os da cesta básica), bebidas alcoólicas e não alcoólicas, itens de vestuário, eletroeletrônicos e medicamentos.

No caso dos medicamentos, os preços devem ficar muito mais caros, pois além do aumento do ICMS no Paraná, ocorrerá o reajuste anual em1º de abril, podendo chegar a 7% de aumento, segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos  (Sindusfarma).

Sobre o aumento do ICMS no Paraná, o governo de Ratinho Jr alega que isso ocorre para “compensar as perdas de receita pelo congelamento do ICMS dos combustíveis feito pelo governo federal em 2022”. Segundo a Secretaria da Fazenda, cortes promovidos pelo governo federal no ano passado causaram um rombo de R$ 3 bilhões nos últimos cinco meses de 2022. 

Mas vale lembrar que  o governador aproveitou essa medida em ano eleitoral, dizendo que concordava com o congelamento.

A Secretaria da Fazenda prevê que o aumento do imposto vai colocar no caixa do governo R$ 800 milhões por ano.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *