Close

Jocelito aguarda recurso no STF para assumir como deputado e Richa pode perder mandato

Jocelito aguarda recurso no STF para assumir como deputado e Richa pode perder mandato
  • Publishedjulho 21, 2023
Jocelito recorre ao STF para assumir vaga como deputado federal e Richa pode perder mandato. (Fotos: Reprodução/Facebook)

O comunicador e ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), aguarda o julgamento do recurso feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para assumir a vaga como deputado federal. Jocelito conquistou 74.348 votos nas eleições de 2022. Com esse total, o ex-prefeito foi eleito. No entanto, uma ação feita pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), impediu a posse de Jocelito.

Sandro foi eleito deputado federal, mas pela segunda vez não assumiu a vaga na Câmara Federal e voltou ao cargo de secretário no governo de Ratinho Junior (PSD.

Sandro Alex utilizou um processo antigo em que Jocelito Canto foi condenado quando era prefeito de Ponta Grossa. A ação trata da utilização de policial militar como segurança particular. Jocelito foi condenado a ficar oito anos inelegível por conta desse processo.

O comunicador foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  mas ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão.

Por enquanto, quem se beneficiou com a decisão foi o ex-governador Beto Richa (PSDB), que assumiu a vaga do partido na Câmara Federal, mesmo sem ter sido eleito pelos eleitores. Richa fez 64,8 mil votos e  assumiu, até o momento, a vaga de Jocelito Canto. Mas a decisão pode ser revertida pelo STF e Richa perderá a vaga.

Ainda não há data definida para o julgamento da ação pelo STF.

Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (21), Jocelito Canto disse que está confiante de que a decisão do STF será favorável para que possa assumir o mandato na Câmara Federal.

“O Sandro Alex impugnou a candidatura que eu conquistei na urnas, apenas porque quando fui prefeito eu tinha um policial a minha disposição na época. Mas o recurso está no Supremo Tribunal Federal, que tem definido e mudado tantas decisões. Vamos torcer para que a justiça aconteça, pois o supremo é a casa do povo”, disse Jocelito Canto.

VEJA A PUBLICAÇÃO DE JOCELITO CANTO

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta