Prefeitura de PG abre três unidades 24h para atendimento dos casos de dengue


Começou nesta quarta-feira (8) o atendimento 24 horas das três Unidades Sentinelas para triagem e tratamento de pacientes com sintomas de dengue em Ponta Grossa. As unidades, localizadas ao lado dos terminais de ônibus em Uvaranas (Conrado Mansani), Oficinas (Cyro Garcia de Lima) e Nova Rússia (Rômulo Pazzinato), terão equipes para atendimento exclusivo aos casos da doença na cidade sem nenhuma interrupção, sete dias da semana, conforme a Prefeitura de Ponta Grossa.
Com esse novo protocolo, casos menos graves de dengue poderão ser atendidos nesses pontos, sem a necessidade de encaminhamento para outros estabelecimentos. Além do atendimento 24 horas para a população nos principais bairros de Ponta Grossa, o Laboratório Central da Prefeitura, que analisa os testes de dengue coletados nas unidades de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), também irá funcionar de forma ininterrupta.
“Estamos monitorando de forma constante, juntamente com as demais secretarias e órgãos envolvidos no combate à dengue, os números envolvendo a doença e o registro dos casos. Com essa ampliação, damos um importante passo para descentralizar o atendimento especialmente no período noturno, onde é registrado um crescimento na busca pelos serviços de saúde por parte dos pacientes com sintomas”, explica Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
As mudanças
Mesmo com o atendimento voltado para os sintomas da dengue, serviços como a realização de raio-x, exames de eletrocardiogramas e atendimento odontológico continuam normalmente nas três unidades localizadas na Nova Rússia, Uvaranas e Oficinas – conforme os agendamentos já realizados anteriormente. As salas de vacinação também seguem em funcionamento de segunda a sexta, das 09 às 21 horas, enquanto a retirada de medicamentos funciona das 9h às 17 horas.
Já as consultas médicas que estavam agendadas para os próximos dias, além da triagem de pacientes que não possuem sintomas de dengue, foram direcionadas para as Unidades Ezebedeu Linhares (Jardim Amália), Sillas Salen (Vila Claudionora) e Adilson Baggio (Santo Antônio).
(Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa)
Sesa confirma 3,5 mil casos de dengue em Ponta Grossa
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou na terça-feira (7) o total de 3.503 casos de dengue em Ponta Grossa. No último boletim o número de óbitos segue quatro, o mesmo do boletim divulgado na semana passada. A Sesa ainda não incluiu as duas novas mortes notificadas pela Prefeitura no fim de semana. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa já tem seis mortes confirmadas.
São apenas 91 são importados, ou seja, em que a pessoa foi picada pelo mosquito Aedes aegypti fora do município. Os casos autóctones somam mais de 3,3 mil, conforme o boletim da Sesa.
O boletim aponta também há dois tipos de vírus de dengue em circulação em Ponta Grossa.
Paraná confirma mais 26 mortes e 38 mil casos de dengue
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (7), mais 26 mortes e 38.468 casos de dengue no Paraná. Desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2023, são 239 óbitos e 331.804 situações confirmadas.
Segundo a Sesa, as mortes divulgadas neste boletim aconteceram entre 3 de março e 28 de abril. São 10 homens e 16 mulheres com idades entre 14 e 93 anos, residentes em 17 municípios. Desse número, 17 pessoas tinham comorbidades.
- Piraquara
- Saudade do Iguaçu
- Dois Vizinhos
- Francisco Beltrão
- Marmeleiro
- Nova Esperança do Sudoeste
- Planalto
- Santa Izabel do Oeste
- Boa Vista da Aparecida
- Cascavel
- Lindoeste
- Nova Aurora
- Três Barras do Paraná
- Ivaté
- Amaporã
- Sabaudia
- Cornélio Procópio
As cidades com mais casos são Londrina (22.369), Cascavel (21.063), Apucarana (17.146), Maringá (16.719) e Francisco Beltrão (12.236).