Close

Deputado Alexandre Curi (PSD) será o novo presidente da Assembleia Legislativa

Deputado Alexandre Curi (PSD) será o novo presidente da Assembleia Legislativa
  • Publishedagosto 13, 2024
Alexandre Curit (PSD) é o atual primeiro-secretário da Casa e assumirá o comando da Assembleia Legislativa em fevereiro de 2025. Foto: Orlandro Kissner/Alep)

O deputado Alexandre Curi (PSD) foi eleito nesta segunda-feira (12) presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele assumirá o cargo em fevereiro de 2025 e o  mandato vai até 31 de janeiro de 2027.  Curi ocupava o cargo de primeiro-secretário. Nos bastidores, Alexandre Curi é nome forte como um dos cotados para ser o sucessor de Ratinho Jr (PSD), nas eleições de 2026 ao Governo do Estado.

A escolha de Alexandre Curi e dos demais membros da Mesa Diretora foi definida em acordo prévio. A única chapa inscrita recebeu o apoio unânime dos 53 deputados votantes, incluindo o apoio do atual presidente Ademar Traiano (PSD), deputado que confessou ao Ministério Público (MP), que “recebeu propina” no esquema de corrupção da TV Assembleia.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o deputado Alexandre Curi afirmou que a Assembleia vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos.

“Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do Poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, levando a Assembleia Legislativa mais próxima da população através da Assembleia Itinerante”, destacou. “Também vamos avançar em um tempo extremamente importante, que é a inovação. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da Assembleia para otimizar, desburocratizar e facilitar no protocolo de projetos de lei. Nosso desafio é dar continuidade a este trabalho”, completou.

Curi frisou ainda que a nova gestão pretende continuar economizando recursos públicos. “Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento ao Poder Executivo. São R$ 450 milhões todos os anos em recursos sendo aplicados em programas que ajudam a melhorar a vida dos paranaenses”, destacou.

Composição da Mesa Diretora

  1. Flávia Francischini (União), vice-presidente;
  2. Delegado Jacovós (PL), segundo vice-presidente;
  3. Moacyr Fadel (PSD), terceiro vice-presidente;
  4. Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário;
  5. Maria Victoria (PP), mantida como segunda-secretária;
  6. Requião Filho (PT), terceiro-secretário;
  7. Alexandre Amaro (Republicanos), mantido como quarto-secretário;
  8. Goura (PDT), quinto-secretário.

Trajetória de Alexandre Curi

Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez.

Atual primeiro-secretário, Alexandre Curi ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos.

Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.

Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos.

Em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos.

Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.

Deixe uma resposta