Ratinho Jr quer privatizar a Ferroeste com PL irregular e em regime de urgência”, denuncia Arilson


O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Arilson Chiorato (PT), voltou a criticar o Governo do Estado pelo excesso de privatizações. A pauta agora é a questão da Ferroeste.
Arilson disse o governo não respondeu aos questionamentos que fez e que o projeto possui inúmeras irregularidades. “As informações que solicitamos não vieram. O Governo do Estado diz que a Ferroeste dá prejuízo, mas o presidente da mesma afirma que não há déficit desde 2018! Há muita contradição em todo o processo. Apresentei emendas para diminuir tamanho prejuízo, entre elas, uma que garanta a participação da sociedade nesse debate”, afirmou.
O deputado destacou, que mesmo com as irregularidades, Ratinho Jr quer a aprovação da proposta em regime de urgência. “É queima total desse bem tão importante do povo paranaense, com um projeto que será aprovado em regime de urgência e cheio de irregularidades”, disse.
O projeto
De acordo com o texto do PL 512/2024, a matéria autoriza o Poder Executivo a “alienar ou transferir, total ou parcialmente, a sociedade, os seus ativos, a participação societária, direta ou indireta (…), no capital social da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste”.
A empresa administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel. Segundo o Executivo, o objetivo da desestatização é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promovendo a redução de custos logísticos para o setor produtivo, além de apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária.
LEIA TAMBÉM