EPR ofereceu mísero desconto de 0,08%, ou seja, tarifa de pedágio pode baixar apenas R$ 0,10 no lote 6


A EPR foi a única empresa que participou do leilão do lote 6 das concessões de pedágio do Paraná, leilão que ocorreu nesta quinta-feira (13). A empresa ofereceu o mísero desconto de 0,08% em relação ao valor da tarifa de referência estipulada em edital (R$ 0,1758). Dessa forma, a diminuição das tarifas neste lote será apenas de R$ 0,10 (dez centavos), aproximadamente.
O lote 6 não terá tarifas mais baixas em 50% como prometeram o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. Aliás, nos outros lotes essa redução também não aconteceu, ou seja, a promessa de reduzir as tarifas de pedágio em 50% não foi cumprida.
E com os reajustes anuais, as tarifas podem ficar ainda mais caras que no contrato anterior, mantendo o Paraná como o estado que cobras as maiores tarifas de pedágio do Brasil.
O lote 6 conta com O lote engloba as rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Serão nove praças de pedágio, que ficarão localizadas nos municípios de Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçú, Ampére e Pato Branco.662 quilômetros de rodovias. E ainda serão criadas mais três novas praças.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, Arilson Chiorato (PT), criticou o que chama de Black Fraude do pedágio.
“Mais uma da Black Fraude do pedágio de Ratinho Jr: única concessionária no leilão do Lote 6 ofereceu míseros 0,08% de desconto. São 10 centavos de desconto somando todas as praças do Lote 6, que possui 662 quilômetros de rodovias, e inclui as BR-277 e BR-163, além das PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, o que torna o maior lote em extensão, que vai de Foz do Iguaçu ao litoral paranaense. É Ratinho Jr. enganando o povo do Paraná mais uma vez com um pedágio caro, abusivo e por mais 35 anos! Vergonhoso”, declarou o deputado.
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OUTROS LEILÕES
O leilão do Lote 1 aconteceu em agosto de 2023, tendo como vencedor o Grupo Pátria, que deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Já o leilão do Lote 2 aconteceu um mês depois, em setembro, vencido pelo Grupo EPR, com investimentos previstos de R$ 10,8 bilhões em obras nas rodovias BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.
Na última semana, o leilão do Lote 3 foi arrematado pela CCR S.A., que ofereceu um desconto de 26,6% na tarifa de referência. A concessionária deverá investir R$ 16 bilhões em obras e serviços operacionais nas rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090.
No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destas de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 60 bilhões durante as três décadas de contrato.
SAIBA MAIS SOBRE O LEILÃO DO LOTE 6