Close
Destaque Geral Ponta Grossa Utilidade pública

Paralisações podem ocorrer a partir desta quinta (28) em Ponta Grossa e população será prejudicada

Paralisações podem ocorrer a partir desta quinta (28) em Ponta Grossa e população será prejudicada
  • Publishedagosto 27, 2025
Paralisações podem ocorrer a partir desta quinta (28) em Ponta Grossa e população será prejudicada. (Foto: PMPG)

A partir desta quinta-feira (28) os motoristas da Viação Campos Gerais (VCG) poderão iniciar paralisações no transporte coletivo de Ponta Grossa, segundo o Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos (Sintropas).

A medida foi aprovada em assembleia da categoria, realizada na última segunda-feira (25), e tem como objetivo pressionar a Prefeitura e a VCG a atenderem reivindicações trabalhistas e operacionais. O prazo de 72 horas para resposta, estipulado pelo Sintropas, se encerra nesta quinta-feira (28).

Caso as paralisações se concretizem, cerca de 80 mil pessoas que utilizam diariamente o transporte coletivo em Ponta Grossa poderão ser afetadas.

O Sintropas afirmou que os trabalhadores estão enfrentando condições insustentáveis, como pressão excessiva para cumprir horários e punições arbitrárias, como retirada de escala em caso de atrasos.

Segundo o presidente do sindicato, Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, a Prefeitura de Ponta Grossa não deu atenção à assembleia dos motoristas nem apresentou propostas de solução. “A prefeitura não deu nem bola para a assembleia”, disse ele. “Por unanimidade, a categoria aprovou a paralisação, caso suas reivindicações não fossem atendidas”, completou Luizão.

Entre as principais solicitações da categoria, estão ajustes nos itinerários com problemas, respeito à jornada de trabalho e fim das penalizações indevidas.

O presidente do sindicato, declarou que “a paralisação será uma forma de garantir a segurança dos motoristas e dos próprios passageiros, caso não haja resposta por parte da administração municipal e da empresa”.

A VCG opera o transporte coletivo de Ponta Grossa há mais de duas décadas, com contrato vencido e sucessivamente prorrogado.

A licitação para nova concessão está suspensa judicialmente desde 2024, o que mantém a empresa como única operadora do sistema, ao menos até junho de 2026.

 

O que diz a Prefeitura

Prefeitura não se manifestou sobre o pedido dos trabalhadores

 

O que diz a VCG

A VCG informa que está acompanhando de forma próxima todas as manifestações do sindicato frente ao ajustes de linhas. Nosso time interno, inclusive, está à disposição com todas as informações disponíveis em telemetria para auxiliar na busca das soluções. Além disso, as equalizações propostas pelo poder público têm sido implementadas tão logo determinadas

Importante lembrar que das 20 linhas das quais foram solicitas ajustes, 14 já foi feito, e destas 6 entram em operação com nova tabela no dia 1º.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

LEIA MAIS

Trabalhadores da VCG farão paralisações no transporte em Ponta Grossa – Mareli Martins

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *