Pauliki e Wosgrau podem se unir contra Aliel Machado

Marcio e Pauliki e Aliel Machado poderão ser concorrentes nas eleições de 2016, para isso, o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, pode dar uma
Marcio Pauliki e Aliel Machado poderão ser concorrentes nas eleições de 2016, para isso, o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho poderá dar uma “mão” a Pauliki.

A suposta aliança entre os deputados Marcio Pauliki (PDT) e Aliel Machado que deixou o PCdoB, no último sábado (26), para ingressar na Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, poderá não se firmar. Os dois deputados confirmaram, por várias vezes, que estariam construindo “uma aliança pela mudança” e que, neste caso, uniriam forças para derrotar o atual prefeito, Marcelo Rangel (PPS), em uma tentativa de reeleição, nas eleições de 2016. Mas o problema é que para este acordo vingar, apenas um dos deputados poderia sair candidato. No entanto, os dois pretendem disputar o cargo. E isso enfraquece a possibilidade de união entre os dois.

O deputado federal Aliel Machado já demonstrou descontentamento com a sua situação em Brasília. Há quem diga que lá “ele é apenas mais um entre tantos”. Apesar de não admitir oficialmente que vai sair candidato a prefeito, fontes ligadas ao deputado, dão como certa a sua candidatura e já trabalham para eleger o ex- representante da “esquerda” em Ponta Grossa. A mudança de Aliel Machado do PCdoB para a Rede Sustentabilidade, pode ser uma tentativa de romper a imagem de esquerda e assim conquistar mais votos, principalmente dos conservadores. Antes de aceitar o convite do partido de Marina Silva, o deputado recebeu convites do PDT, partido de Marcio Pauliki e também do PMDB, que tem nomes fortes, como o vice-presidente da República, Michel Temer, o senador Roberto Requião, entre outros.

Por outro lado, o deputado Marcio Pauliki (PDT), também não pretende abrir mão de sua candidatura ao cargo de prefeito. Neste sentido, Pauliki tem buscado outras alianças, caso tenha que ser concorrente de Aliel Machado, embora a intenção inicial seria a “união de forças”.  Pauliki afirmou recentemente ao Blog da Mareli Martins, que existe um acordo entre ele e o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB). Caso a candidatura do deputado seja confirmada, Wosgrau que também é cotado para as disputas de 2016, recuaria e apoiaria Marcio Pauliki. Dessa forma, teríamos um cenário com Pauliki e Wosgrau juntos contra Aliel Machado e o candidato à reeleição Marcelo Rangel.  Mas Rangel e Aliel Machado continuariam sendo adversários. Evidente, que este cenário está em análise e poderá ser alterado.

O ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), não descartou a possibilidade de participar do pleito eleitoral de 2016, mas preferiu “sair pela tangente”. “Se eu disser que estou na disputa, não vão acreditar. E se eu disser que não estou, também vão dizer que é mentira. Então, prefiro não dizer nada ainda, apenas que estamos estudando diversas possibilidades”, disse Wosgrau ao Blog da Mareli Martins.

Outros nomes estão sendo cotados para as eleições de 2016, entre eles o do secretário municipal de Assistência Social, Júlio Kuller (PSD), que teria enfraquecido sua relação com o prefeito Marcelo Rangel e, por isso, procurou o deputado Marcio Pauliki. O presidente da Câmara dos Vereadores, Sebastião Mainardes (DEM), também pretende entrar na disputa, seja como prefeito ou vice-prefeito. Mesmo fazendo parte do grupo de Rangel, Mainardes já esteve em conversa com o deputado Pauliki. No momento, o DEM está com Rangel. Prova disso é a campanha que o deputado Plauto Miró tem feito em defesa de Marcelo Rangel, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Nomes como do empresário Alvaro Scheffer (ex-secretário de Indústria e Comércio) e do empresário e  presidente do Grupo Amigos do Operário,  Álvaro Góes, também são cotados para disputa de 2016. Além disso, a Frente Popular, que tem como referência os partidos PSTU e PSOL, deverá lançar candidatura própria. Estes são alguns dos possíveis cenários para 2016, mas como “em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades” (Charles Tocqueville), muitas situações poderão surpreender os eleitores ponta-grossenses!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s