Conselho de Defesa dos Animais de PG aprova moção de repúdio à vereadora Teka dos Animais: “não atua pelo bem-estar animal”

A vereadora que foi eleita pela causa animal em Ponta Grossa, Teka dos Animais (União Brasil), teve sua atuação repudiada pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa. Teka integra a base de apoio da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
Vale destacar que o conselho é composto pelas entidades que mais atuam em defesa dos animais, as quatro principais ONGs e duas mais influentes universidades, provável eleitorado de Teka ou ex-eleitorado!
A moção de repúdio foi aprovada na reunião da última terça-feira (9) e só teve dois votos contrários, sendo dois órgãos ligados ao governo municipal (Secretaria de Saúde e Guarda Municipal). Os demais e órgãos e todas as Organizações Não Governamentais (Ongs) que atuam na defesa dos animais aprovaram a moção de repúdio a atuação da vereadora em relação à causa animal na cidade.
Segundo o Conselho, os motivos para a aprovação da moção de repúdio estão relacionados à omissão da vereadora da Teka diante de causas urgentes como a situação da castração dos animais, a fraude na licitação para a escolha da clínica que vai administra o Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), as irregularidades presentes no CRAS e nas castrações já existes, o uso de anestésico irregular pela clínica escolhida.
Uma Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara dos Vereadores apontou todas as irregularidades e a vereadora Teka se recusou a assinar o relatório. E nada fez sobre o caso grave da clínica que pretendia operar os animais sem a anestesia correta.
As irregularidades envolvendo a clínica contratada pela Prefeitura de Ponta Grossa foram divulgadas com exclusividade pelo Portal Mareli Martins: relembre: Conselho suspende atividades de clínica que pretendia realizar cirurgias em animais sem anestesia adequada em Ponta Grossa – Mareli Martins
O Portal Mareli Martins teve acesso aos vídeos da reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa. Em um dos vídeos, a representante do Grupo Fauna de Proteção aos Animais, Isabelo Futerko, diz que é inadmissível que uma vereadora eleita pela causa animal, não tenha feito nada sobre tantas irregularidades.
“Ela não assinou o relatório da CEI que levantou as irregularidades, nada fez. Se ela não concordava com aquele relatório que fizesse um outo a parte, mas não fez nada, não assinou e não se manifestou e sabia de tudo. Isso é muito grave, pois ela foi eleita pela causa animal e veio dizer que não teve tempo de ler, sendo que foi eleita pra isso”, criticou Isabeli.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa, Thiago Gilberto do Prado, afirmou que a vereadora usou a causa animal para se eleger, que muitos deram o voto para ela pensando que a vereadora lutaria pelos animais, mas destacou que a vereadora descumpriu o que prometeu.
“Essa moção de repúdio é pela atitude da vereadora Teka dos Animais, ela se elegeu com a bandeira de proteção aos animais, ela se elegeu com essa bandeira, então tem que defender os animais, independente do partido, se o partido é contra, tem que sair do partido, nunca quebrar o lado moral. E ela fez isso, e ela não quebrou só uma linha entre ela e os animais, mas entre ela e todas as pessoas que votaram nela”, disse.
Segundo o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa, a moção de repúdio à vereadora Teka se deve principalmente:
– pela omissão da vereadora em fiscalizar o processo licitatório do CRAR, mesmo após denúncias de indícios de fraude e precarização do protocolo anestésico, agindo de forma conivente com o retrocesso nos direitos dos animais
– pela postura da parlamentar em votar contrariamente aos interesses defendidos por este Conselho (ou ausência de posicionamento público), ignorando os pareceres técnicos emitidos pelo órgão colegiado
– pelo fato de que a conduta enfraquece a luta pela proteção animal no município e deslegitima o mandato outorgado pela população para a defesa desta causa específica
– Por isso o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa deliberou a moção de repúdio à atividade parlamentar da vereadora Teka dos Animais, em virtude de sua atuação incompatível com a defesa intransigente do bem-estar animal.
O que diz a vereadora Teka
O Portal Mareli Martins entrou em contato com a vereadora Teka e aguarda retorno.
Denúncias sendo apuradas
O Portal Mareli Martins está investigando uma “possível” ligação entre a clínica que “venceu” a licitação em Ponta Grossa e que teve uma “mão” na vereadora “Teka dos Animais” e uma “suposta” ligação da clínica com um “deputado federal” que também se elegeu pela causa animal e que é “amigo” de Teka. Aliás, este também decepcionou o eleitorado.
Em breve, vem mais informações…
Veja alguns vídeos da votação da moção de repúdio (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Ponta Grossa)




