Close
Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA

Eleições 2026: Alvaro Dias oficializa retorno ao MDB

Eleições 2026: Alvaro Dias oficializa retorno ao MDB
  • Publisheddezembro 15, 2025
De olho no Senado, Álvaro Dias retorna ao MDB. Foto: Reprodução Instagram Baleia Rossi.

O ex-senador e ex-governador do Paraná Alvaro Dias oficializou, nesta segunda-feira (15), seu retorno ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A assinatura da ficha de filiação ocorreu durante um almoço no restaurante Cascatinha, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

O ato marca a volta de Alvaro Dias ao partido no qual iniciou sua trajetória política ainda na década de 1960, em Londrina. Ao longo da carreira, ele foi vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e governador pelo MDB.

O ato de filiação de Alvaro Dias ao MDB lotou o restaurante Cascatinha. Além da presença da militância história do partido, compareceram ao evento o governador Ratinho Jr (PSD) e políticos ligados ao governo do estado, como os secretários Guto Silva (PSD), Rafael Greca (PSD), João Carlos Ortega (PSD), Sandro Alex (PSD), Rogério Carboni (PDB). Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).

Para Alvaro Dias, o  MDB foi o maior movimento pela redemocratização no País e “ onde eu tive a primazia de participar desse movimento em momentos fascinantes da nossa história, onde reuniu grandes lideranças pelas causas democráticas e as principais bandeiras”, disse.

O ex-senador lembra que partido promoveu os avanços sociais a partir da Constituinte de 88 e “eu também tive o privilégio de ser governador do Paraná pelo MDB. Então é uma retribuição é uma manifestação de gratidão neste retorno. Eu digo sempre que ninguém se perde no caminho de volta”.

Em relação à candidatura ao Senado, Alvaro Dias deixou claro que estava se filiando ao MDB sem exigir qualquer compromisso de candidatura. “Nunca fiz isso, e eu substituo o “eu” pelo “nós”, então, se eu estou me filiando ao partido, vai chegar um momento da decisão e todos nós, democraticamente, vamos avaliar o quadro político no Estado, especialmente o quadro eleitoral para uma definição ou não, se é esta a missão, importante é que eu estou de forma assim muito tranquilo e consciente. Estou desprendido, sou um colaborador, quero contribuir, é para isso que eu estou me filiando”, ponderou o ex-senador.

Ratinho Junior fez um rápido discurso logo antes de Alvaro. “Estou feliz de estar aqui ao lado do ex-governador, ex-senador Álvaro Dias, nesse momento importante e histórico que vive o Paraná e vive o Brasil. O mundo vive uma polarização que tem feito mal às democracias. E no momento de crise, como vem acontecendo em todo o planeta, são os partidos de equilíbrio que colocam e garantem o fortalecimento da democracia. O MDB é um partido necessário nesse momento para o país, porque é o partido do equilíbrio, é o partido dos grandes quadros, é o partido que sempre defendeu o fortalecimento da nação. E hoje, ter aqui o Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e ter uma das figuras mais representativas ao longo da história do nosso estado, do senador Álvaro Dias, voltando à sua casa, é a garantia de que o MDB vai continuar forte, firme, defendendo os interesses do Paraná e do Brasil”, disse Ratinho.

Deixe uma resposta