Close
Destaque Ponta Grossa Utilidade pública

Prefeitura de PG inicia agendamento de consultas para a ‘Carreta da Oftalmologia’

Prefeitura de PG inicia agendamento de consultas para a ‘Carreta da Oftalmologia’
  • Publishedjaneiro 20, 2026
Além de pacientes cadastrados no Sistema de Regulação do Município, moradores que tenham sintomas de problemas oculares podem procurar as Unidades de Saúde. (Foto: Henry Milléo/PMPG)

Como parte das ações para ampliar a oferta de consultas e procedimentos nas mais diversas especialidades, a Prefeitura de Ponta Grossa já iniciou o cadastro dos pacientes que poderão ser atendidos pelos profissionais da Carreta da Oftalmologia – que começa as atividades no Município nesta sexta-feira (23). O programa do Governo Federal é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela triagem e agendamento das pessoas que precisam de atendimento especializado.

Além das consultas, as equipes da Carreta, que integram o programa ‘Agora Tem Especialistas’ e vão atender a comunidade no Parque Ambiental (em frente a Estação Saudade), também vão realizar cirurgias de catarata. “Temos uma demanda cada vez maior por atendimento de especialistas em todas as regiões de Ponta Grossa. Por isso, trabalhamos de forma conjunta e integrada para atender esses pacientes: no caso da oftalmologia, esta ação será importantíssima e vai beneficiar centenas de famílias”, explica a secretária Liliam Brandalise.

O atendimento na Carreta da Oftalmologia será exclusivamente por agendamento: além de pacientes que já estão cadastrados no Sistema de Regulação do Município, moradores que tenham sintomas de problemas oculares também podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para passar por triagem e solicitar uma consulta. A previsão é que as consultas e cirurgias por meio deste programa sigam até o início de março na cidade.

Mais de 180 mil agendamentos
Assim como a chegada da Carreta à Ponta Grossa, as ações da Prefeitura no atendimento nas mais diversas especialidades apresentam resultados relevantes: de janeiro a outubro de 2025, mais de 180 mil consultas e exames especializados foram agendados pela Secretaria de Saúde; além disso, algumas especialidades tiveram reduções expressivas na fila de espera por consultas na comparação com 2024, casos da dermatologia (98%), fonoaudiologia (82%) e psicologia (78%).

Deixe uma resposta