Close
Destaque Paraná POLÍTICA Utilidade pública

Sanepar foge de entrevista para não responder sobre água com ‘gosto e cheiro ruins’ e tarifas abusivas

Sanepar foge de entrevista para não responder sobre água com ‘gosto e cheiro ruins’ e tarifas abusivas
  • Publishedfevereiro 11, 2026

A população de Ponta Grossa está sofrendo com a péssima condição dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A cidade que já teve até minicrustáceos na água, tem recebido o produto com cheiro ruim e gosto horrível. O fato é que água não poderia ter gosto e cheiro.

Água potável deve ser inodora, insípida e incolor, como informado pela Portaria GM/MS nº 888/2021, que regulamenta a qualidade da água no Brasil. Quando ela apresenta sabor ou odor, geralmente há presença de substâncias ou agentes fora do padrão.

O fato é recorrente na cidade e a Sanepar parece que faz o famoso “copia e cola” na nota que é lançada pela assessoria que diz “que se trata de uma questão de floração de algas”.

O Portal Mareli Martins solicitou uma entrevista com a coordenação da Sanepar para que a empresa explique essa situação da água e diga quando isso vai acabar.

Mas quando tem algo errado, fugir é o melhor caminho para quem não é fiscalizado e simplesmente visa o lucro.

A dona Sanepa optou por fugir do Portal Mareli Martins: “entrevista negada”, escreveu a assessoria. Questionamos o motivo, não nos responderam.

Entramos em contato com o gerente da regional de Ponta Grossa, José Geraldo Machado Filho, o qual nos disse que “só poderia dar entrevista com autorização da chefia da Sanepar”.

Um empurrou para o outro e no final: a dona Sanepa fugiu da entrevista.

Além da água com qualidade duvidosa, a população tem recebido faturas com valores dobrados e alguns casos os valores chegam a passar do dobro.

A sede da Sanepar vive lotada de pessoas reclamando dos servirços. Mas a Sanepar se nega a falar sobre isso!

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) que deveria fiscalizar a Sanepar, não fiscaliza.

Os deputados estaduais que eleitos pela cidade são da base do governo de Ratinho Jr e também não fiscalizam. E Marcelo Rangel costuma dizer que “a Sanepar é a melhor do mundo”. Não é a toa que quando ele foi prefeito, tentou renovar por 60 anos com a Sanepar, de forma antecipada. Seriam 30 anos e mais 30 anos. Mas ele não teve êxito.

A Prefeitura de Ponta Grossa, na gestão de Elizabeth Schmidt (União Brasil), além de ter prorrogado o contrato com a Sanepar até 2048, parece aceitar tudo em absoluto silêncio, quando deveria cobrar.

O governador Ratinho Junior e seus bajuladores de Ponta Grossa, todos do PSD, gritam por aí que “a Sanepar é a melhor do mundo”. Mas essa é mais uma mentira que alguns que tem nariz de madeira contam por aí.

E quem fiscaliza a Sanepar? Ninguém. Por isso a empresa faz o que quer com a pobre população.

Em entrevista ao Portal Mareli Martins, no dia 15 de janeiro de 2026, a prefeita Elizabeth Schmidt foi questionada sobre o contrato de renovação com a Sanepar, já que ela assinou a prorrogação até 2048.

E qual foi a resposta da prefeita? “Não tem contrato”.

E ela justificou que “a prorrogação ocorreu em evento com o governador em Curitiba, quando diversos municípios também prorrogaram com a Sanepar”.

E quando perguntamos sobre quais garantias e contrapartidas a cidade ganhou com essa prorrogação? Quais obras?

A resposta foi que “as obras são as mesmas do contrato antigo”. E por fim, a prefeita disse que “negociou o fim de uma dívida que a prefeitura tinha com a Sanepar”

Falta de água com frequência, com ou sem aviso, água com cheiro e odor, tarifas com valores abusivos e errados, obras que nunca acabam. Até quando a Sanepar vai fazer o que bem quer e Estado e Prefeitura vão continuar calados?

E nós nem citamos a corrupção da Sanepar e os processos envolvendo Gaeco e Ministério Público. Isso fica para a próxima matéria…

Matérias relacionadas

População denuncia faturas da Sanepar com valor dobrado ou muito alto – Mareli Martins

População denuncia que Sanepar dobrou o valor da conta de água – Mareli Martins

Mesmo com ‘gosto e cheiro’, Sanepar diz que ‘água não faz mal à saúde’ – Mareli Martins

Poluição na Represa do Alagados pode ser a causa dos microcrustáceos que chegaram às torneiras em Ponta Grossa”, diz professor da UEPG – Mareli Martins

Poluição na Represa do Alagados pode ser a causa dos microcrustáceos que chegaram às torneiras em Ponta Grossa”, diz professor da UEPG – Mareli Martins

MP-PR abre inquérito para investigar caso dos microcrustáceos na água em Ponta Grossa – Mareli Martins

Prefeitos de PG tentaram manobrar renovação com Sanepar desde 2015 – Mareli Martins

Deixe uma resposta