Close
Destaque Geral Ponta Grossa Utilidade pública

População de Ponta Grossa fará protesto contra Sanepar por água suja e com cheiro, além de tarifas abusivas

População de Ponta Grossa fará protesto contra Sanepar por água suja e com cheiro, além de tarifas abusivas
  • Publishedfevereiro 20, 2026
População de Ponta Grossa fará protesto contra Sanepar por água suja e com cheiro, além de tarifas abusivas.

Pelas redes sociais um protesto circula uma organização de um protesto contra a situação precária da água em Ponta Grossa. O fato é que a população não aguenta mais o descaso da Sanepar, do Governo do Estado, da Prefeitura e dos deputados que representam o governo de Ratinho Jr (são da base) e e nada fazem para resolver o problema.

O protesto será na próxima quarta-feira (25), às 13h30, em frente ao prédio da Sanepar, na rua Balduíno Taques, 1150, no Centro.

O povo de Ponta Grossa está recebendo água com gosto ruim, cheiro podre, além de água com aspecto sujo (marrom) e, pra piorar, as faturas estão chegando com valores dobrados ou triplicados. Os órgãos que deveriam questionar estão em silêncio, como por exemplo, o Ministério Público. A Agência Reguladora do Paraná (Agepar), que deveria fiscalizar os serviços da Sanepar, não fiscaliza.

Água potável deve ser inodora, insípida e incolor, como informado pela Portaria GM/MS nº 888/2021, que regulamenta a qualidade da água no Brasil. Quando ela apresenta sabor ou odor, geralmente há presença de substâncias ou agentes fora do padrão.

O deputado Marcelo Rangel (PSD) e vice-líder do governo de Ratinho na a Assembleia Legislativa do Paraná, diz no seu programa de rádio “que a Sanepar é a melhor do mundo” e quando foi prefeito de Ponta Grossa tentou prorrogar o contrato com a Sanepar por 60 anos (30 anos, com renovação de mais 30 anos).  E sendo um um fiel bajulador de Ratinho Junior, também, se omite em relação à Sanepar.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) prorrogou o contrato com a Sanepar até 2048, sem apresentar um novo contrato sem deixar claro para a cidade o que a cidade ganhou com isso, informação que foi esclarecida pela prefeita ao Portal Mareli Martins, durante entrevista no dia 15 de janeiro de 2026: “não tem novo contrato”, disse a prefeita.

Sem deputados para cobrar o governador e a Sanepar, sem vereadores, eficientes, sem prefeitura que exija um serviço de qualidade da Sanepar, sem órgão ficalizador, pois a Agepar não cumpre seu papel, a saúde da população segue em risco.

Os acionistas da Sanepar lucram e continuam rindo da cara da população.

Entrevista? Negada ao Portal Mareli Martins.

Motivo? Não querem explicar. Não querem ser questionados.

Então, só resta ao povo o que há de mais legítimo na democracia: a manifestação popular!

Informações sobre o protesto

Leia mais sobre o tema

Sanepar foge de entrevista para não responder sobre água com gosto e cheiro ruins e tarifas abusivas – Mareli Martins

População denuncia faturas da Sanepar com valor dobrado ou muito alto – Mareli Martins

População denuncia que Sanepar dobrou o valor da conta de água – Mareli Martins

Mesmo com ‘gosto e cheiro’, Sanepar diz que ‘água não faz mal à saúde’ – Mareli Martins

Poluição na Represa do Alagados pode ser a causa dos microcrustáceos que chegaram às torneiras em Ponta Grossa”, diz professor da UEPG – Mareli Martins

Poluição na Represa do Alagados pode ser a causa dos microcrustáceos que chegaram às torneiras em Ponta Grossa”, diz professor da UEPG – Mareli Martins

MP-PR abre inquérito para investigar caso dos microcrustáceos na água em Ponta Grossa – Mareli Martins

Prefeitos de PG tentaram manobrar renovação com Sanepar desde 2015 – Mareli Martins

Deixe uma resposta