Governador Beto Richa renuncia para concorrer ao Senado


Nesta-segunda-feira (26), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), oficializou a sua decisão em renunciar ao cargo, com o objetivo de concorrer a uma vaga no Senado. Richa deixará o governo oficialmente no dia 06 de abril. De acordo com a legislação eleitoral para que possa disputar as eleições desse ano, a renúncia precisa acontecer até o dia 7 de abril.
Com a decisão de Richa, a vice-governadora Cida Borghetti (PP) assumirá o cargo. Cida será a primeira mulher a comandar o governo no Paraná, após uma renúncia de governador. Assumirá o governo por nove meses. Além disso, ela será deverá disputar o governo nas eleições deste ano.
Richa afirmou que tomou essa decisão após ouvir muitas pessoas consideradas importantes em sua trajetória e destacou a boa relação com Cida. “Deixo o cargo com a plena convicção de que Cida tem mão firme para tocar o governo, ao mesmo tempo com muita ternura e sensibilidade. Nunca tivemos uma rusga ao longo destes anos de mandato”, disse o governador.
Embora nos bastidores tudo dá a entender que Beto Richa vai apoiar Cida Borghetti na disputa ao governo, ele preferiu ainda não declara esse apoio. Talvez ainda na tentativa de unir o grupo, pois o deputado e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Jr. (PSD), também busca o apoio do governador.
“Ainda é cedo para fazer essa avaliação. É importante que se mantenha a aliança entre os partidos unida para garantir a apresentação de um projeto de governo para o Paraná”, disse Richa.
O famoso ajuste fiscal foi destacado novamente pelo governador. “Nós implantamos medidas duras, incompreendidas e tivemos muitos ataques. E eu disse que lá na frente teríamos os resultados. Hoje o Paraná é um canteiro de obras e com situação fiscal privilegiada e a melhor situação financeira do Brasil. Os paranaenses estão colhendo os frutos. “Saio de cabeça erguida, com a certeza de que cumpri a minha obrigação enquanto gestor público. Em todas as áreas o Paraná merece destaque nacional”, declarou.
Veja o pronunciamento do governador: