Close
Sem categoria

“Mulher decente não dá tanto problema”, diz vereador de Nova Petrópolis

“Mulher decente não dá tanto problema”, diz vereador de Nova Petrópolis
  • Publishedmarço 11, 2019
vereador
Em declaração polêmica, vereador Cláudio Gottschalk (PDT, atribui às mulheres a culpa pelos crimes de assédio sexual. (foto: foto:Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis / Divulgação

O vereador Cláudio Gottschalk (PDT), de Nova Petrópolis (RS), causou polêmica e revolta ao criticar ações contra o assédio à mulher. O vereador gaúcho foi infeliz nas declarações ao dizer que “mulher decente não dá problema”.  A situação aconteceu às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8). E o caso tomou conta das redes sociais e de veículos de imprensa nos últimos dias.

“Agora eu quero dizer uma coisa para vocês, falam tanto em mulheres, tantos problemas (…) uma mulher que se presta, uma mulher decente, não dá tanto problema. Uma mulher que se presta, eu acho que não dá tanto problema. O problema são as chinelonas”, afirmou o vereador Cláudio Gottschalk, dirigindo-se à vereadora Kátia Zummach (PSDB), única representante feminina entre os 11 membros da Câmara municipal.

Em seguida, o vereador minimizou casos de violência contra a mulher, dizendo que há poucos problemas do tipo na cidade.

A declaração também foi uma resposta a uma proposta da vereadora Kátia Zummach para instalar faixas em locais e órgãos públicos com orientações para os moradores denunciarem casos de violência doméstica.

“Aqui no município de Nova Petrópolis, quantos problemas têm? Eu acho que é muito pouco. Eu acho que até fica feio nós irmos botar faixas nos banheiros ou nos órgãos públicos com telefone para denunciar [casos de violência contra a mulher]. Eu acho que é muito pouquinho essas coisas aí”, declarou.

A vereadora Kátia Zummach rebateu o vereador. “As estatísticas comprovam, a violência não tem distinção entre mulher que presta e que não presta. Várias donas de casa diariamente sofrem violência doméstica.” Em seguida, ela questionou o colega de Câmara: “eu acho que é muito grave esse tipo de questionamento, porque o que é uma mulher que presta?”

A vereadora disse, ainda, que “a mulher tem o direito de usar qualquer decote” e não deve ser rotulada. “Se a mulher fala não, e o homem continua insistindo, isso é assédio. No meu ponto de vista, precisamos sim, e muito, trabalhar todas essas questões”, declarou.

Após polêmica, vereador pede desculpas

Depois de toda a polêmica o vereador publicou em seu perfil no facebook um pedido de desculpas:

Depois do bate-boca na Câmara municipal, o vereador publicou um vídeo hoje em seu perfil no Facebook com um pedido de desculpa.

Apesar do pedido público de desculpas, muitos usuários criticaram o vereador. “Sua intenção foi de classificar as mulheres: decentes e indecentes. Decente não apanha, portanto se você apanha é chinelona! E tem que pedir mais do que desculpas, tem que renunciar ao mandato”, escreveu uma internauta nos comentários.

(Com informações do Portal Uol)

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *