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PEDÁGIO NO PARANÁ FICARÁ 30% MAIS CARO EM SETE PRAÇAS A PARTIR DE QUARTA (14)

PEDÁGIO NO PARANÁ FICARÁ 30% MAIS CARO EM SETE PRAÇAS A PARTIR DE QUARTA (14)
  • Publishedoutubro 13, 2020
A partir desta quarta-feira (14) as tarifas de pedágio da CCR RodoNorte ficam 30% mais caras. (Foto: Divulgação: RodoNorte)

A partir desta quarta-feira (14) os preços dos pedágios no Paraná voltam a subir. Desta vez o aumento será aplicado pela concessionária RodoNorte, que administra sete praças de pedágio no estado; nas BR-277, BR-376 e PR-151. A informação foi confirmada pela RodoNorte. (Veja os novos preços no final do texto)

O aumento no valor da tarifa de pedágio é resultado do fim do acordo de leniência feito com o Ministério Público Federal do Paraná, que começou em abril de 2019.

Na última semana de setembro a Ecovia, que pertence ao Grupo CR Almeida, também reajustou os preços. A Ecovia administra recho Curitiba-Litoral da BR-277 e as PRs 508 e 407. E as seis concessionárias estão fazendo o mesmo, claro!

O acordo de leniência

O acordo de leniência foi feito no âmbito da operação da Operação Lava Jato, que descobriu um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro com a participação de empresas, políticos, agentes públicos e órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR).

As seis concessionárias de pedágio do Paraná estão envolvidas no esquema de corrupção que começou em 1.997. Todas as empresas confessaram que roubaram os paranaenses.

Das seis concessionárias que atuam no Paraná, três pertencem ao Grupo CR Almeida: Ecocataratas, Caminhos do Mar e Ecovia, as outras são Viapar, Rodonorte, Econorte.

O acordo de leniência foi firmado apenas para que as concessionárias que roubaram os paranaenses possam participar da nova licitação em 2021, pois receberam o perdão judicial.

Com início em 27 de abril de 2019, o acordo estabeleceu que a redução tarifária duraria até que fosse alcançado o valor de R$ 350 milhões. E algo impressionante é que até a fiscalização deste valor ficou por conta das próprias concessionárias que roubaram o povo.

Ou seja, as pedageiras roubaram, confessaram o crime, devolveram uma merreca perto da roubalheira e ainda tiveram o direito de dizer quando foi supostamente atingindo o tal R$ 350 milhões de desconto no valor do pedágio. E vão participar da nova licitação! E podem continuar atuando no Paraná! Isso é uma afronta aos paranaenses!

Mas os impactos da corrupção dos pedágios no Paraná vão muito além das tarifas. Quantas obras não foram feitas pelas concessionárias? Obras que estavam previstas em contratos. Quantas pessoas morreram em rodovias do Paraná por conta da má condição das estradas? Quantos acidentes poderiam ter sido evitados se as rodovias fossem duplicadas?

Diante de tudo isso, é justo que estas concessionárias que roubaram o Paraná participem novamente da licitação? E o pior, é justo que elas continuem com concessões no Estado?

Nota da RodoNorte sobre o aumento de 30% nos valores das tarifas:

A RodoNorte informa que poderá concluir no dia 13/10/2020 a obrigação acordada com o Ministério Público Federal do Paraná relativa ao pagamento parcial de 30% (trinta por cento) da tarifa de pedágio em favor dos usuários nas praças de pedágio em todo o trecho sob sua administração. Iniciado em 27 de abril de 2019, o acordo estabelece que a redução tarifária perdurará até que seja alcançado o valor de R$ 350 milhões. Com o cumprimento dessa obrigação, a tarifa deverá retornar ao valor original à zero hora do dia 14/10/2020. A concessionária segue cumprindo todas as demais obrigações previstas no acordo assinado com o MPF.

NOVOS PREÇOS DA RODONORTE: A PARTIR DE 14 DE OUTUBRO DE 2020 

PREÇOS ANTERIORES – ATÉ 13 DE OUTUBRO DE 2020 –

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

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