Consulta pública sobre transformação de colégios em cívico-militares termina nesta quarta


Segue até às 20h desta quarta-feira (28) a consulta pública para a implantação do programa de colégios cívico-militares no Paraná. A votação começou na terça-feira (27). O resultado de todas as consultas deve sair até quinta-feira (29).
O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta segunda-feira (26) a implantação do programa de colégios cívico-militares do Estado. Em 2021, segundo o governador, 177 cidades do Paraná vão ganhar 215 colégios estaduais cívico-militares.
Em Ponta Grossa, inicialmente, serão quatro escolas: Professor Colares (Oficinas), General Antônio Sampaio (Uvaranas), Frei Doroteu de Pádua (Periquitos) e José Elias da Rocha (Olarias). (Veja a lista completa com todas as escolas do Paraná que serão transformadas em cívico-militares: http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/2610colegios.pdf)
Fazem parte da comunidade escolar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Caso o estudante seja maior de idade (18 anos), o próprio participa da consulta.
É preciso levar um documento pessoal para votar e pais ou responsáveis votam de acordo com o número de matriculados sob sua tutela na escola, ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes. É recomendável que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar sua assinatura.
Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251 pessoas. Para migrar ao modelo cívico-militar basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% e mais um voto do total.