Governo do Estado mantém uso de máscara em PG: decreto da Prefeitura gera confusão


A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) disse que o uso de máscara é obrigatório em todo o Estado, contrariando a decisão da Prefeitura de Ponta Grossa, que passou a exigir máscaras apenas em ambientes fechados e de uso público. No novo decreto que passou a valer na cidade, nesta segunda-feira (1º), foi dispensado o uso da máscara em ambientes abertos (praças e ruas, por exemplo).
No entanto, a Sesa disse que ainda não é o momento para essa flexibilização. “Não é o momento para tal medida. O Paraná não revogou a obrigatoriedade do uso das máscaras porque, apesar de bons índices de vacinação, a pandemia não acabou”, disse a Secretaria de Saúde do Paraná.
O decreto estadual define como obrigatório o uso de máscara em todos os locais públicos, abertos ou fechados. “Sempre vale a medida mais restritiva, neste caso, o decreto estadual, além do uso ser obrigatório por lei no Paraná”, afirmou a Sesa.
As outras medidas revogadas pela Prefeitura de Ponta Grossa seguem valendo. No decreto 19.439/21 publicado na sexta-feira (29), a Prefeitura de Ponta Grossa libera também a ocupação máxima em eventos, reuniões, encontros familiares e comemorações. Ou seja, não há mais restrição.
Também não será mais exigido o chamado passaporte da vacina, que seria a apresentação da carteirinha de vacinação com imunização completa ou teste de Covid-19.