Close
Destaque Ponta Grossa Utilidade pública

Em Ponta Grossa, Samu continua com falhas nos telefones e população sofre e corre riscos

Em Ponta Grossa, Samu continua com falhas nos telefones e população sofre e corre riscos
  • Publishedsetembro 8, 2025
Em Ponta Grossa, Samu continua com falhas nos telefones e população sofre e corre riscos. (Foto: Reprodução)

O atendimento via telefone 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), continua apresentando falhas, impedindo que as pessoas consigam ajuda para casos de urgência.

O Portal Mareli Martins recebeu relatos de pessoas que tiveram dificuldade em falar com o Samu. Na última semana, duas mortes ocorreram porque os familiares não conseguiram o atendimento do Samu por meio dos telefones. Mas o Samu só reconhece que “uma morte ocorreu por conta dos problemas nas linhas telefônicas”.

O Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu) colocou a culpa nas operadoras de telefone: “operadoras apresentam instabilidades que impedem a entrada de chamadas no sistema”.

Segundo o CimSamu, para evitar contratempos, o consórcio orienta a população a salvar, e divulgar, o número alternativo: (42) 3030-0192.

Mas mesmo com esse número alternativo, são muitos os casos de pessoas que não conseguem entrar em contato com o Samu, problema que coloca em risco os pacientes que precisam de atendimento, o que pode culminar em óbitos e sequelas, dependendo do caso de cada paciente.

O caso mais recente ocorreu na última semana e evidenciou o problema. Uma paciente oncológica de 84 anos,  faleceu após vizinhos tentarem, sem sucesso, acionar o Samu por meio de três telefones diferentes.

A vereadora Marisleidy (PMB), que mora nas proximidades, prestou os primeiros socorros e conseguiu contato com um médico do serviço por meio de um número particular. A ambulância foi acionada, mas a idosa veio a óbito antes da chegada da equipe. Veja a notícia completa aqui.

Em nota, o CimSamu confirmou que, “naquele dia houve falha generalizada nos serviços de telefonia de três dígitos (190, 192 e 193) no município, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento”. O consórcio “lamentou o ocorrido e reforçou seu compromisso com a eficiência dos atendimentos”.

Outro episódio que gerou repercussão foi o de uma paciente que sofreu engasgo no dia 4 de setembro. A ocorrência foi registrada de forma extraoficial por um rádio operador. Segundo o CimSamu, a equipe médica foi acionada às 14h36min, saiu da base às 14h41min e chegou ao local às 14h44min.

Neste caso, houve socorro do Samu, a vítima foi atendida conforme os protocolos e encaminhada com vida à Santa Casa de Misericórdia, onde faleceu no dia seguinte.

A situação aumenta o debate sobre a estrutura do serviço de urgência na cidade. Além das falhas de comunicação, há questionamentos sobre possível privatização do serviço, conforme denunciado em sessão da Câmara Municipal pela vereadora Enfermeira Marisleidy.

O Portal Mareli Martins questionou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre os problemas nos telefones do Samu, mas não obteve respostas até o fechamento da reportagem.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

LEIA MAIS

Após mortes em PG, Samu divulga novos telefones – Mareli Martins

Problemas nas linhas do SAMU dificultam socorro e idosa morre em Ponta Grossa – Mareli Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *