Close

Deputado Sandro Alex lamenta não aprovação do voto facultativo

Deputado Sandro Alex lamenta não aprovação do voto facultativo
  • Publishedjunho 20, 2015
Crédito de imagem: Portal do PPS
Crédito de imagem: Portal do PPS

– Com o voto facultativo as pessoas teriam o direito de decidir sobre a participação nas votações dos pleitos eleitorais –

 A Reforma Política está longe de ser uma reforma, quem dirá um puxadinho! Até por que ninguém vota contra algo que prejudica a si mesmo. É utopia acreditar que políticos vão promover mudanças que beneficiam a população e prejudicam os parlamentares.

 Se o voto facultativo fosse instituído, as pessoas não seriam mais obrigadas a votar e sim teriam o direito de decidir se votariam ou não, tornando o processo eleitoral mais democrático. A aprovação do voto facultativo seria um grande avanço para democracia. Não é possível falar em processo democrático, em um país que obriga a população a votar! Onde está a democracia?

 Recentemente a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta que previa o voto facultativo. Por 311 a 134 votos, os deputados decidiram manter o voto obrigatório. A mudança de voto obrigatório para facultativo foi um dos itens votados na Reforma Política.

O deputado federal Sandro Alex (PPS) defendeu o voto facultativo e lamentou a decisão da Câmara. “Não reconhecer este direito do cidadão é lamentável. Os deputados ficaram com medo de aprovar a proposta. Além disso, usaram de um argumento inconsistente de que votar é uma obrigação do povo”, disse o deputado.

 Sandro Alex destacou também que o voto facultativo existe em mais de 200 países, enquanto que em aproximadamente 20 países, o voto é obrigatório. “Representando Ponta Grossa, fui o deputado que defendeu o voto facultativo, que fez parte de uma de minhas emendas. Foi a primeira vez que este pedido de alteração foi ao plenário”, afirmou.

Com frequência noticiamos ações negativas dos políticos, no entanto, este blog trabalha com imparcialidade, respeito e com justiça. Então, justiça seja feita, neste caso do voto facultativo, agiu corretamente o deputado federal Sandro Alex (PPS) e os outros 133 deputados, que defenderam a aprovação do voto facultativo.

Infelizmente, temos um sistema que de democrático tem muito pouco, como escreveu José Saramago: “o grande problema do nosso sistema democrático é que permite fazer coisas nada democráticas democraticamente”.

Deixe uma resposta