Projeto do deputado Paulo Litro visa a inserção de jovens no mercado de trabalho


Quando se trata de primeiro emprego é comum que muitos jovens enfrentem dificuldades, o principal motivo é o fato de que as empresas costumam optar por aqueles trabalhadores que já possuem experiência para o cargo. Dessa forma, entrar no mercado do trabalho tem sido algo difícil para a juventude. Pensando nisso, o deputado estadual Paulo Litro (PSDB), apresentou o projeto ‘Primeiro Emprego Paranaense’, que destina 10% das vagas de emprego para os jovens que estão na busca da primeira oportunidade de trabalho.
A destinação das vagas será uma obrigatoriedade para empresas que vão aderir aos programas de incentivos fiscais do Governo do Paraná, como o programa ‘Paraná Competitivo’. A proposta já passou pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e foi aprovada em primeira discussão no plenário, além da aprovação de mais duas emendas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (17). Uma das emendas é do próprio autor do projeto e a outra do deputado Marcio Pauliki (PDT), que é o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Alep.
Em entrevista concedida à Rádio T FM e ao Blog da Mareli Martins, nesta terça-feira (17), o deputado Paulo Litro destacou que além de proporcionar vagas de empregos aos jovens, o projeto vai refletir em renda e desenvolvimento do Estado. “O investimento em mão de obra qualificada trás inúmeros benefícios a sociedade, por isso queremos oportunizar o primeiro emprego aos jovens que buscam ingressar no mercado do trabalho. Mas queremos também proporcionar a capacitação e qualificação profissional”, afirmou.
Segundo o deputado, esta será mais uma contrapartida das empresas que vão receber incentivos fiscais do governo. “A lei terá vigência após todas as publicações, trâmites e a sanção do governador, que já demonstrou aprovação pelo projeto. Depois disso, todas as empresas que buscarem incentivos fiscais do governo terão mais este compromisso com o Paraná”, disse. Paulo Litro afirmou que não recebeu nenhum tipo de manifestação contrária por parte do setor empresarial. A expectativa é de que o projeto retorne ao plenário, na próxima semana, para que seja votado em segunda discussão.
Deputado propõe Fies Paraná
O deputado Paulo Litro também propôs, através da Plano Plurianual (PPA) ,que o Paraná tenha um Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), à exemplo do programa que já existe do Governo Federal. O Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores em universidades privadas. Segundo o Ministério da Educação, apenas em 2015, foram selecionados 61,5 mil estudantes para o Fies.
“Defendo os investimentos em qualificação profissional, por isso também apresentei um pedido ao governo, por meio do plano plurianual, para que seja instituído o Fies Paraná, nos mesmos moldes do programa do Governo Federal. Dessa forma, teríamos um programa de financiamento do ensino superior destinado aos jovens do Paraná”, concluiu.