Projeto do deputado Paulo Litro visa a inserção de jovens no mercado de trabalho

paulo litro
Projeto ‘Primeiro Emprego Paranaense’, vai destinar 10% das vagas de emprego para os jovens que estão na busca da primeira oportunidade de trabalho. Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Quando se trata de primeiro emprego é comum que muitos jovens enfrentem dificuldades, o principal motivo é o fato de que as empresas costumam optar por aqueles trabalhadores que já possuem experiência para o cargo. Dessa forma, entrar no mercado do trabalho tem sido algo difícil para a juventude. Pensando nisso, o deputado estadual Paulo Litro (PSDB), apresentou o projeto ‘Primeiro Emprego Paranaense’, que destina 10% das vagas de emprego para os jovens que estão na busca da primeira oportunidade de trabalho.

A destinação das vagas será uma obrigatoriedade para empresas que vão aderir aos programas de incentivos fiscais do Governo do Paraná, como o programa ‘Paraná Competitivo’. A proposta já passou pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e foi aprovada em primeira discussão no plenário, além da aprovação de mais duas emendas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (17). Uma das emendas é do próprio autor do projeto e a outra do deputado Marcio Pauliki (PDT), que é o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Alep.

Em entrevista concedida à Rádio T FM e ao Blog da Mareli Martins, nesta terça-feira (17), o deputado Paulo Litro destacou que além de proporcionar vagas de empregos aos jovens, o projeto vai refletir em renda e desenvolvimento do Estado. “O investimento em mão de obra qualificada trás inúmeros benefícios a sociedade, por isso queremos oportunizar o primeiro emprego aos jovens que buscam ingressar no mercado do trabalho. Mas queremos também proporcionar a capacitação e qualificação profissional”, afirmou.

Segundo o deputado, esta será mais uma contrapartida das empresas que vão receber incentivos fiscais do governo. “A lei terá vigência após todas as publicações, trâmites e a sanção do governador, que já demonstrou aprovação pelo projeto. Depois disso, todas as empresas que buscarem incentivos fiscais do governo terão mais este compromisso com o Paraná”, disse. Paulo Litro afirmou que não recebeu nenhum tipo de manifestação contrária por parte do setor empresarial. A expectativa é de que o projeto retorne ao plenário, na próxima semana, para que seja votado em segunda discussão.

Deputado propõe Fies Paraná

O deputado Paulo Litro também propôs, através da Plano Plurianual (PPA) ,que o Paraná tenha um Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), à exemplo do programa que já existe do Governo Federal. O Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores em universidades privadas. Segundo o Ministério da Educação, apenas em 2015, foram selecionados 61,5 mil estudantes para o Fies.

“Defendo os investimentos em qualificação profissional, por isso também apresentei um pedido ao governo, por meio do plano plurianual, para que seja instituído o Fies Paraná, nos mesmos moldes do programa do Governo Federal. Dessa forma, teríamos um programa de financiamento do ensino superior destinado aos jovens do Paraná”, concluiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s