Professores protestam contra Beto Richa em PG


O governador Beto Richa (PSDB) foi alvo de protestos dos professores nesta terça-feira (22), em Ponta Grossa. Richa esteve na cidade para assinar a liberação de R$ 3 milhões ao Lago de Olarias e participar da entrega de casas do Costa Rica I, II e III (1.127 famílias). As residências entregues são oriundas do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Professores da APP-Sindicato, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) e do Movimento Popular Fora Beto Richa também fizeram protestos durante as solenidades. Os professores do Sinduepg levaram faixas com a seguinte frase “Docentes na luta contra o confisco da poupança previdenciária”.
Segundo a presidente da APP-Sindicato, Vera Rosi, os educadores jamais vão esquecer os atos de Richa contra a educação, especialmente o dia 29 de abril, quando professores foram massacrados pela Polícia Militar, no Centro Cívico de Curitiba. “Richa terá que enfrentar a nossa resistência. O que ele fez foi um desrespeito com os professores e todos os servidores públicos. Jamais vamos esquecer o que ele fez, por isso, as manifestações vão continuar”, disse.
O presidente do Sinduepg, Marcelo Bronoski, falou sobre os prejuízos que o governo de Richa trouxe aos funcionários públicos. “Ele confiscou a previdência, remanejou a data-base para janeiro. Além disso, o governador não cumpriu promessas, como a elevação do adicional de titulação e também não pagou os bolsistas e estagiários. Beto Richa é uma decepção”, afirmou Bronoski.
Por outro lado, o governador Beto Richa afirmou que sempre cumpriu com todas as promessas feitas aos docentes. “Nós cumprimos com tudo o que nos comprometemos com os professores. No meu governo a categoria dos educadores teve os maiores reajustes de salários”, disse o governador.