PF deflagra nova fase da Lava Jato na casa e no instituto do ex-presidente Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho Fábio Luíz Lula da Silva “Lulinha” foram alvos da 24ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta sexta-feira (4). A operação ocorreu na casa do ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. Às 6h50, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.
De acordo com a Polícia Federal, entre os crimes investigados nesta etapa estão corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras. O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal.
As últimas informações são de que ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e, por isso, foi levado para prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. Às 8h41, ele foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado e foi levado até o Aeroporto de Congonhas. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto. Esta operação leva o nome de “Aletheia” é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.
(Com informações do Portal G1 e Folha de São Paulo)