Richa estranha número de ocupações de escolas no Paraná


O número de escolas ocupadas em todo Paraná está crescendo. Segundo o movimento ‘Ocupa Paraná’, até o momento, são 850 escolas ocupadas, 14 universidades e três Núcleos de Educação (http://ocupaparana.org/).
Estudantes estão mobilizados contra a Medida Provisória (MP), que promoverá uma reforma no Ensino Médio. Entre as mudanças estão a proposta de que os professores não vão mais precisar ter diploma na área em que dão aulas, a flexibilização de metade do currículo básico (os alunos poderão escolher algumas matérias). Em relação ao fim da obrigatoriedade de educação física, artes, sociologia e filosofia, o governo afirmou que voltou atrás.
Entre as principais críticas ao projeto está a falra de diálogo do governo federal com as pessoas envolvidas, professores, diretores, alunos, pais e mães. Especialistas em educção consideram a MP um retrocesso.
Nesta terça-feira (18), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), esteve reunido com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília. Richa entregou ao ministro um documento com sugestões e pedidos sobre a reforma do ensino médio. O governador destacou que “nenhuma mudança será feita no Paraná, sem ampla discussão”.
Mas Beto Richa voltou a estabelecer ligações entre os movimentos estudantis e partidos políticos e disse que o número alto de ocupações ocorre apenas no Paraná. “Não há motivos para as ocupações, os maiores prejudicados são os alunos. Nós sabemos que muitos movimentos são ligados a partidos de esquerda e a grupos radicais”, declarou.
Richa destacou que em outros estados as ocupações não estão em número expressivo como no Paraná. ” Isso é exclusivamente em relação a MP do Governo Federal. O estranho é que só no Paraná que acontece isso. São poucos pontos isolados em alguns estados e no Paraná são mais de 600 escolas ocupadas”, disse o governador.
De acordo com o balanço da Seed (Secretaria Estadual da Educação) dessa terça, o números de escolas sob greve, mas funcionando parcialmente, passou de 285 para 310. Já o número de escolas totalmente fechadas caiu de 71 para 67. Com as outras 735 escolas ocupadas, o número de escolas afetadas, no total, passa de 1,1 mil – metade das 2.150 da rede estadual.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias e do Portal Paraná)
1 Comment
E cabe a pergunta: “Movimento Ocupa Paraná?”. Por quê? O Paraná estava desocupado? O Paraná estava sem dono? O Paraná estava à espera de pistoleiros éticos truculentos para ocupá-lo?
Acorde, Ministério Público!
Acorde, Justiça!
Acordem, senhores pais dos alunos do Paraná e exijam que se cumpra a Constituição no Estado.