Richa estranha número de ocupações de escolas no Paraná

 

richa-e-escolas
Segundo o movimento ‘Ocupa Paraná’, até o momento, são 850 escolas ocupadas, 11 universidades e quatro Núcleos de Educação. O governo do estado trabalha com um número de 670 ocupações.

 

O número de escolas ocupadas em todo Paraná está crescendo. Segundo o movimento ‘Ocupa Paraná’, até o momento, são 850 escolas ocupadas, 14 universidades e três Núcleos de Educação (http://ocupaparana.org/).

Estudantes estão mobilizados contra a Medida Provisória (MP), que promoverá uma reforma no Ensino Médio. Entre as mudanças estão a proposta de que os professores não vão mais precisar ter diploma na área em que dão aulas, a flexibilização de metade do currículo básico (os alunos poderão escolher algumas matérias). Em relação ao fim da obrigatoriedade de educação física, artes, sociologia e filosofia, o governo afirmou que voltou atrás.

Entre as principais críticas ao projeto está a falra de diálogo do governo federal com as pessoas envolvidas, professores, diretores, alunos, pais e mães. Especialistas em educção consideram a MP um retrocesso.

Nesta terça-feira (18), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), esteve reunido com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília. Richa entregou ao ministro um documento com sugestões e pedidos sobre a reforma do ensino médio. O governador destacou que “nenhuma mudança será feita no Paraná, sem ampla discussão”.

Mas Beto Richa voltou a estabelecer ligações entre os movimentos estudantis e partidos políticos e disse que o número alto de ocupações ocorre apenas no Paraná. “Não há motivos para as ocupações, os maiores prejudicados são os alunos. Nós sabemos que muitos movimentos são ligados a partidos de esquerda e a grupos radicais”, declarou.

Richa destacou que em outros estados as ocupações não estão em número expressivo como no Paraná. ” Isso é exclusivamente em relação a MP do Governo Federal. O estranho é que só no Paraná que acontece isso. São poucos pontos isolados em alguns estados e no Paraná são  mais de 600 escolas ocupadas”, disse o governador.

De acordo com o balanço da Seed (Secretaria Estadual da Educação) dessa terça, o números de escolas sob greve, mas funcionando parcialmente, passou de 285 para 310. Já o número de escolas totalmente fechadas caiu de 71 para 67. Com as outras 735 escolas ocupadas, o número de escolas afetadas, no total, passa de 1,1 mil – metade das 2.150 da rede estadual.

normal_betoricha_mendonafilho_foto_renatoalves_obritonews
Nesta terça-feira (18), o governador do Paraná, Beto Richa, esteve reunido com o ministro da Educação, Mendonça Filho. Brasília, para discutir a MP do ensino médio. ( Foto Renato Alves/ObritoNews)

 (Com informações da Agência Estadual de Notícias e do Portal Paraná)

One comment

  1. E cabe a pergunta: “Movimento Ocupa Paraná?”. Por quê? O Paraná estava desocupado? O Paraná estava sem dono? O Paraná estava à espera de pistoleiros éticos truculentos para ocupá-lo?
    Acorde, Ministério Público!
    Acorde, Justiça!
    Acordem, senhores pais dos alunos do Paraná e exijam que se cumpra a Constituição no Estado.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s