Rangel nomeia ‘subsecretários’ para darem “uma força” na Saúde


O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), começou a nomear muitos dos cargos em comissão que foram exonerados nos últimos dias de dezembro de 2016. Alguns deles tiveram aumentos salariais significativos. As nomeações e alterações de salários estão disponíveis no Diário Oficial desta sexta-feira (6).
Entre as nomeações, dois cargos chamam a atenção, o prefeito nomeou dois secretários adjuntos na Secretaria de Saúde. Isso significa dizer, que além de Ângela Pompeu, que segue como secretária , a pasta, vai contar com dois ‘subsecretários’.
Para o cargo em comissão de secretário adjunto de Gestão Administrativa, foi nomeado Luiz Antonio Delgobo, que já ocupou o cargo de superintendente de Saúde, no primeiro mandato de Rangel.
E também foi nomeado, Robson Xavier da Silva, para o cargo de secretário adjunto de Gestão em Saúde. Ele já era comissionado, como coordenador de Atenção Básica.
Que Delgobo, por exemplo, entende muito mais de saúde pública que a secretária que segue no cargo, não há dúvidas. E também não é novidade dizer que Robson Xavier é mais articulado para falar em nome da pasta, principalmente, no relacionamento com a imprensa.
Pois para Rangel, que é um prefeito que gosta muito de mídia, falar bem é muito importante. Sendo assim, mandar gente despreparada em entrevista pode trazer dor de cabeça ao governo, é claro.
Mas não seria melhor então, nomear um dois dos nomes citados aqui para o cargo de secretário de Saúde, do que manter uma secretária de fachada? Já que o prefeito fala tanto “em enxugar a máquina”, isso poderia trazer economia ao município.
Um secretário municipal tem o salário de R$ 10.000,06, conforme a lei municipal nº 10.810, de 2014. Delgobo vai receber uma remuneração que corresponde a 80% do subsídio do salário de secretário e Robson Xavier terá um salário correspondente a 75% do salário de um secretário municipal.
Todas as nomeações podem ser acompanhadas no Diário Oficial da prefeitura: