Tarifa de ônibus pode ficar mais cara em Ponta Grossa

rangel-tarifa
VCG pede revisão da planilha de custos e isso pode gerar aumento da tarifa do transporte. Mas a decisão final será do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS).

Como já era esperado, a Viação Campos Gerais (VCG), empresa que tem a concessão do transporte coletivo de Ponta Grossa, solicitou a revisão da planilha de custos e, com isso, pode ocorrer aumento no valor da tarifa do ônibus. Mas vale lembrar que esse reajuste será solicitado à prefeitura de Ponta Grossa.

Sendo assim, a ‘canetada’ final, é de total responsabilidade do prefeito Marcelo Rangel (PPS). O prefeito tem o poder de barrar este aumento que incidirá diretamente nos usuários do transporte coletivo. Atualmente a tarifa custa R$ 3,20.

O pedido de revisão da planilha de custos foi encaminhado pela empresa à Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e será avaliado também pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT).

Quando o assunto é aumento da tarifa sempre vem à tona a tal da conversa de que “o número de passageiros diminuiu”. Para apresentar estes dados, a VCG, utiliza um cálculo chamado de IPK, que calcula o índice de passageiros por quilômetro rodado.

Historicamente, ao pedir aumento da tarifa, a empresa costuma apresentar dados que apontam redução no número de usuários. Mas o principal ponto é que falta transparência em relação a estes dados. Não há comprovação efetiva dos números que a empresa apresenta. Ou seja, não se sabe ao certo qual é o real número de usuários que utilizam o transporte. O pior é que os prefeitos acabam concedendo o aumento no valor da tarifa mesmo sem a comprovação destas informações.

O papo é sempre a mesmo e os problemas também. Basta utilizar ônibus nos tradicionais horários de pico para perceber o transporte lotado, a falta de segurança e inúmeras reclamações dos usuários. Em relação ao preço cobrado hoje, R$ 3,20, já é possível dizer que ele não corresponde à qualidade do serviço prestado.

Resta saber agora se o prefeito Marcelo Rangel vai acatar o pedido da empresa ou vai ficar ao lado da população que o reelegeu.

Anúncios

Um comentário

  1. Sr Prefeito Marcelo Rangel esta agora é a oportunidade do Sr. Nos Mostrar seu Respeito com roda população Pontagrossense.seria um absurdo compactuar neste roubo da VCG que nem nos oferece nenhun conforto.por favor Sr Prefeito fique do nosso lado. Prove sua honestidade .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s