STJ autoriza abertura de investigação contra Beto Richa


A ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi autorizou nesta quinta-feira (30) a abertura de inquérito para investigar se o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), está envolvido com supostas fraudes envolvendo o Porto de Paranaguá. Richa negou envolvimento e disse que vai provar que é inocente.
O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Andrada. O processo está em segredo de justiça. Existem suspeitas de corrupção na concessão e licença ambienta pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O procurador também pediu que sejam ouvidos depoimentos do presidente do IAP, Luiz Mossato e de Theodócio Jorge Atherino, que também tem ligação com o Instituto Ambiental do Paraná.
De acordo com o STJ, a Justiça de Paranaguá terá 15 dias para enviar cópias do procedimento. Além disso, a Polícia Federal terá que ouvir os depoimentos em até 30 dias.
Governador negou envolvimento
Por meio de sua assessoria o governador Beto Richa negou envolvimento nesse processo. Richa considerou “um absurdo o seu nome aparecer nesta denúncia”. O governador também disse que vai provar que é “inocente”.
O governo do Estado emitiu uma nota sobre as atividades do IAP:
“O Governo do Estado informa ainda que os processos de licenciamento ambiental realizados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) seguem rigorosamente as legislações ambientais estadual e federal, bem como critérios técnicos para a concessão de licenças. A regularidade do processo em questão será comprovada, assim como todos os procedimentos realizados pelo órgão ambiental”.
1 Comment
[…] https://marelimartins.com.br/2017/03/31/stj-autoriza-abertura-de-investigacao-contra-beto-richa/ […]