STJ autoriza abertura de investigação contra Beto Richa

richa
STJ investiga se Richa está envolvido com supostas fraudes envolvendo o Porto de Paranaguá. Richa negou envolvimento e disse que vai provar que é inocente. (foto: Orlando Kissner)

A ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi autorizou nesta quinta-feira (30) a abertura de inquérito para investigar se o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), está envolvido com supostas fraudes envolvendo o Porto de Paranaguá. Richa negou envolvimento e disse que vai provar que é inocente.

O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Andrada. O processo está em segredo de justiça. Existem suspeitas de corrupção na concessão e licença ambienta pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O procurador também pediu que sejam ouvidos depoimentos do presidente do IAP, Luiz Mossato e de Theodócio Jorge Atherino, que também tem ligação com o Instituto Ambiental do Paraná.

De acordo com o STJ, a Justiça de Paranaguá terá 15 dias para enviar cópias do procedimento. Além disso, a Polícia Federal terá que ouvir os depoimentos em até 30 dias.

Governador negou envolvimento

Por meio de sua assessoria o governador Beto Richa negou envolvimento nesse processo. Richa considerou “um absurdo o seu nome aparecer nesta denúncia”. O governador também disse que vai provar que é “inocente”.

O governo do Estado emitiu uma nota sobre as atividades do IAP:

“O Governo do Estado informa ainda que os processos de licenciamento ambiental realizados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) seguem rigorosamente as legislações ambientais estadual e federal, bem como critérios técnicos para a concessão de licenças. A regularidade do processo em questão será comprovada, assim como todos os procedimentos realizados pelo órgão ambiental”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s